terça-feira, 1 de maio de 2018

Por detrás da tela | "Capitães de Abril" (2000)

Classificação: 8 Estrelas

Capitães de Abril conta a nossa história. Conta a história daqueles que ousaram lutar pela liberdade, com valentia e respeito. Nunca tinha tido a oportunidade de ver este filme e, no passado dia 25 apanhei-o na RTP 1 e não o deixei escapar. 

Ao longo do filme vamos conhecendo os acontecimentos e os heróis que no dia 25 de Abril de 1974 emergiram da escuridão do Estado Novo, libertar o povo da opressão e oferecer aquela manhã que todas as pessoas esperavam.
Adorei acompanhar o filme e as etapas mais marcantes desta revolução. Fiquei impressionada com a inteligência e coragem de Salgueiro Maia (que, infelizmente, acho que não teve o devido reconhecimento após o seu ato de coragem e nos anos subsequentes).
Acho que todos nós temos uma dívida de gratidão para com os Capitães de Abril. No meu caso essa gratidão foi ainda mais assegurada com o visionamento deste filme. Deve ter sido um dia único e inesquecível para todos aqueles que ocuparam as ruas da cidade de Lisboa, para todos os militares que acreditaram em Salgueiro Maia.

Este é daqueles filmes para ser visto mais do que uma vez, para que nunca seja esquecida esta luta e esta vitória com recurso a uma "guerra" pacífica. 
Na minha opinião, esta revolução de Abril, tão bem ilustrada neste filme, é mais um dos aspetos que deve orgulhar-nos enquanto portugueses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!