terça-feira, 20 de março de 2018

Opinião | "Mortalha para uma enfermeira" de P. D. James

Mortalha Para Uma Enfermeira
Classificação: 1 Estrela

Mortalha para uma enfermeira é um livro que nos conta a história de dois crimes ocorridos numa escola de enfermagem.
Pela sinopse esperava algo mais intenso e com um ritmo de leitura mais entusiasmante. Porém, o que encontrei ao longo da leitura foi bastante diferente. E foi essa diferença que me foi desmotivando para a leitura e fez com que eu arrastasse o livro ao longo de duas penosas semanas.

Foram vários os aspetos que tornaram a leitura confusa, desinteressante e aborrecida:
1) O elevado número de personagens: Médicos, enfermeiras, estudantes de enfermagem, polícias, porteiro e outras que foram surgindo lá pelo meio, foram tantas e nem sempre com grande relevância para a história e que apareceram de passagem que cheguei a uma altura em que tive dificuldade em reconhecê-las e em identificar a sua posição na narrativa e nas relações que estabeleciam. Comecei a confundi-las e já nem sabia muito bem quem é que era responsável pelo quê. Foi mais fácil com as estagiárias. Apareciam mais vezes, foram descritas as suas interações e isso facilitou um pouco o reconhecimento.

2) Escrita e sequência narrativa: há escritores que conseguem usar as palavras de forma cativante e, sem querer o leitor é enredado no mundo que decidiram criar. Tal não se verificou aqui. Quer a escrita, que a sequência dos acontecimentos é aborrecida e monótona. Ao fim de ler duas, três páginas já me sentia sonolenta. Senti falta da envolvência no mundo criado pela autora e de algo que espicaça-se a minha curiosidade e vontade de saber mais. Não foi particularmente entusiasmante descobrir o que tinha acontecido e o que motivou os crimes porque, a certa altura, a leitura tornou-se em algo automático, sem emoção e eu desliguei-me dos acontecimentos, das personagens e de toda a história que foi sendo criada. 

O livro tem uma boa classificação no Goodgreads, por isso eu posso ser a ovelha tresmalhada do rebanho e dada a minha esquisitice não consegui absorver a verdadeira essência do livro e da história. Por isso, olhem para a minha opinião como uma forma de vos baixar as expetativas, mas nunca para desistirem  da leitura. Felizmente que somos todos diferentes e há livros que tocam as pessoas de formas muito diversificadas. Assim, se tiverem oportunidade, peguem no livro e depois partilhem aqui comigo o que resultou e o que não resultou com a vossa leitura. 

2 comentários:

  1. Olá!
    Bem...uma estrela. Foi mesmo fraco então. Neste não lhe pego entao.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      De facto não foi uma leitura muito boa :(.
      Nunca digo a um leitor para desistir só porque dei uma má opinião. Se te surgir a oportunidade, lê. Quem sabe não ficas com uma visão diferente da minha :).
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!