terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Opinião | "O encontro" de Vergílio Ferreira

Contos
Conto: O encontro
Classificação: 3 Estrelas

O encontro veio até mim através de uma miúda do 9º ano, a J., que precisava de ler o conto e de escrever o seu resumo. Para que eu a pudesse ajudar tinha de ler o conto. Surgiu aqui uma excelente oportunidade de ler alguma coisa de um autor que li no secundário e fiquei a gostar.

Estava a ler o conto ao mesmo tempo que a J. e ia sentindo algumas das suas dificuldades. Numa escrita difícil e uma narrativa onde há muitos "buracos" no que respeita à contextualização das personagens e da ação foi difícil motivá-la para a leitura (tinha sido obrigada pela professora de português). Enquanto líamos, ia contextualizando-a e vendo o que é que ela estava a perceber. 

Como o conto é pouco desenvolvido deixa muito espaço à nossa imaginação. Temos como personagem principal um engenheiro que deixa a grande cidade, Lisboa, para se estabelecer numa pequena aldeia do interior. O seu comportamento não é do agrado da população e geram-se ali algumas inimizades. 

À medida que avançava na leitura ia conseguindo contextualizar-me em alguns aspetos, mas outros são produto da minha dedução tendo em conta os acontecimentos. 

Apesar de um início de leitura complicado e confuso, eu gostei de ler este conto, particularmente da forma como terminou. Foi um final que apanhou de surpresa, mas que fez sentido tendo em conta a carga dramática que o autor parece querer dar ao seu texto. 

4 comentários:

  1. Olá!
    Também só li o Aparição do autor e fiquei traumatizada. Por isso não voltei a ler nada dele. Mas queria tentar outro livro.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa!
      Eu pertenço aquele grupo diminuto que gostou da "Aparição". Tenho a noção que muito do meu gosto se à forma apaixonada como o professora nos falou sobre a obra e como nos levou a pensar sobre ela. Desde essa altura nunca mais tinha pegado em nada do autor. Tinha medo, porque não tinha ninguém que me "guiasse" na leitura. Estava com receio de não gostar. Porém, apesar das dificuldades iniciais até foi uma boa leitura e quero ler os restantes contos.
      Um dia gostava de pegar novamente no "Aparição", mas o medo persiste. Tenho medo de quebrar o encanto adolescente pelas questões filosóficas.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Já li dois livros do autor, um deles A Aparição, dada na escola e odiei os dois! É autor que não me vejo a ler mais nada, pelo menos para já.
    Mas ainda bem que fizeste uma leitura agradável!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Como respondi à Isa, eu faço parte do pequeno grupo que gostou da "Aparição" e desde essa altura que não tinha pegado em nada do autor. Felizmente, nem correu mal de todo. Veremos numa próxima leitura.
      Obrigada.
      Mas reconheço que não é um autor consensual, nem um autor de massas. Tem um estilo muito próprio e muita reflexão filosófica e pessoal por detrás das suas obras.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!