quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Opinião | "És o meu destino" de Lesley Pearse (Belle #3)

És o Meu Destino (Belle #3)
Classificação: 5 Estrelas

Nota: Esta opinião contém spoilers relativamente aos livros anteriores da série. 

Os livros têm aquele poder especial de nos proporcionar sensações diversas. Há livros que nos despertam sorrisos, outros que nos levam às lágrimas, outros que nos deixam zangados, outros que são uma grande fonte de indiferença... E depois há os livros da Lesley Pearse que me oferecem todas estas sensações num único livro. 

Sou uma fã incondicional da autora. Vibro com as histórias dela, choro, sofro pelas personagens e amo-as como se fossem pessoas reais que me enchem o coração de sentimentos muito positivos. Andava desejosa por terminar a série Belle. Desde o primeiro livro que me apaixonei pelo misterioso Étienne e pela corajosa Belle. Queria saber como é que funcionavam eles enquanto casal. E não me desiludi!! Senti o amor entre eles em cada página em que eles apareciam e ainda me apaixonei mais por este homem de um olhar que pode ser frio e caloroso ao mesmo tempo. 

Mas a personagem central deste livro é Mariette, filha de Étienne e Belle. Nas primeiras páginas do livro, estava muito irritada com esta jovem. Era de uma rebeldia aterradora e que deixava os pais muito preocupados. Porém à medida que o livro foi avançando e estas personagens foram engolidas pela Segunda Guerra Mundial, assisti a um crescimento ímpar desta jovem. Ela passa por grandes desafios. Foram tão intenso e tão bem escritos que não consegui evitar as lágrimas. 

Quem se atreve a "mergulhar" nestes livros sabe que vai encontrar drama, muito drama. Sei que, muitas vezes, os livros desta autora são criticados por isso mesmo. Eu não sinto que as situações dramáticas são exageradas ou descontextualizadas. Consigo ver tanto realismo, tanto sentimento, tanta empatia na forma como a Lesley escreve, que o drama surge de forma natural e apelativo ao leitor. 

Senti-me em casa ao rever personagens antigas. Foi uma leitura que me encheu o coração e que cria em mim um comportamento antagónico. Se por um lado quero ler de forma desenfreada para conhecer o mais rapidamente possível a história e o desenrolar dos acontecimentos, por outro não quero que o livro acabe e me deixe a ressacar por mais e mais. 

Tenho plena consciência que este género de livros não agradará a toda a gente. Há particularidades que podem afastar os leitores sem paciência para os dramas ou para o romance. 
Este é um livro sensível, com muitos acontecimentos traumáticos, mas que possui também aventuras, romance e situações engraçadas. 

É uma série que, daqui a alguns anos quero reler e espero sentir as mesmas emoções que senti agora. 
Mesmo que tenham o pé atrás relativamente a livros com estas características, experimentam pelo menos um da autora. Ela tem uma escrita muito boa e fluída e pode ser que se deixem conquistar por ela e pelas personagens femininas cheias de força e de garra. 

4 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Ainda não tive oportunidade de ler esta trilogia mas... quero ler tudo de Lesley Pearse ;)
    beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Acho que fazes muito bem. Esta é daquelas autoras que me enche sempre as medidas. Devoro os livros dela e quero tê-los todos na estante.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Oi Silvana.
    Acabei de ler o segundo livro da série, fui procurar um pouco mais sobre o livro e descobri que tinha um terceiro! Foi uma surpresa. Aqui no Brasil acabaram não publicando essa continuação. Uma pena!

    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bibiruviski, :)

      Antes de mais, muito obrigada pela sua visita.
      Que pena que no Brasil não continuaram a publicação. Acho que é uma desconsideração para com os leitores. Aqui em Portugal não aconteceu com está série, mas também nos pregam partidas destas.
      Talvez consiga arranjar o terceiro livro através de outros meios... Ou até mesmo comprá-lo aqui em Portugal (que infelizmente são muito caros).

      Abraço!

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!