Aquilo que pretendo com ela é: escolher um autor, falar dos livros que já li e que me faltam ler e o que eu acho da escrita do autor.
Para iniciar escolhi o autor: Nicholas Sparks
Reconheço que foi dos primeiros autores que me fizeram ler compulsivamente na adolescência. Porém, o meu crescimento e a presença de outras leituras retiraram o papel de destaque que este autor tinha na minha vida literária.
Inicialmente, adorava-o. Li os livros dele com uma avidez inexplicável. Ficava derretida com as histórias de amor que preenchiam aquelas páginas... Depois de ler muitas obras seguidas do autor, parei durante muito tempo e só voltei a lê-lo em 2011.
Eu continua a gostas das obras do autor, porém já não me encantam tanto; às vezes aborrecem-me porque acho que o escritor usa sempre a mesma fórmula e porque comecei a compará-lo com outros romances.
No total, ao longo da minha vida enquanto leitora, já li 16 livros do autor:
- Corações em Silêncio
- Uma escolha por amor
- A alquimia do amor
- À primeira vista
- Quem ama acredita
- O sorriso das estrelas
- Uma vida a teu lado
- Laços que perduram
- Uma promessa para toda a vida
- Dei-te o melhor de mim
- Melodia do adeus
- Um refúgio para a vida
- As palavras que nunca te direi
- O diário da nossa paixão
- Um momento inesquecível
- Juntos ao luar
Não me lembro de todos os enredos e dos pormenores que os caracterizam. Não me lembro de todas as personagens criadas por Nicholas Sparks. Restam as boas memórias do meu livro preferido, O diário da nossa paixão e do livro que até hoje menos gostei Dei-te o melhor de mim.
Um aspeto que tenho bem presente é o facto do autor recorrer a casais em diferentes etapas de desenvolvimento, ou seja, casais jovens e casais mais adultos. Eu prefiro as histórias protagonizadas por casais mais velhos. Sinto-as com outra intensidade e acho-as mais ternurentas.
Apesar desta longa lista de livros lidos, ainda me faltam:
- Uma viagem espiritual
- Um homem com sorte
- No teu olhar
- Três semanas com o meu irmão
Uma viagem espiritual foi um livro que não quero ler. Não me desperta a atenção.
Em relação aos outros dois, já tentei ler Um homem com sorte mas desisti ao fim de meia dúzia de páginas. Estava a ser uma leitura penosa e pouco interessante e acabei de abandonar o livro. Apesar disso, vi o filme e gostei. Por isso, talvez um dia ainda lhe volte a dar uma oportunidade. No teu olhar é um livro publicado recentemente e que também poderei vir a ler um dia num futuro próximo ou mais longínquo.
E vocês, gostam dos livros de Nicholas Sparks? Qual é o vosso preferido?
Dele também o meu preferido de todos e o que mais gostei "Diário da nossa paixão". De resto sinto precisamente o mesmo que tu... é um vira-o-disco-toca-o-mesmo algo saturante :/
ResponderEliminarAcho que o facto de irmos descobrindo novos autores e novas formas de escrever torna-nos mais críticos e insatisfeitos com as leituras de determinados autores. Penso que foi isso que aconteceu em relação a Nicholas Sparks. Assim que descobri novos autores, ele foi perdendo estatuto dentro do meu grupos de autores preferidos.
EliminarAcho que o impacto que as leituras dele tinha quando éramos mais nova e estávamos a entrar para uma leitura mais séria e adulta também fez muito a diferença para a anterior adoração e agora passar um pouco ao lado... Mas hei-de tentar um dia, se me der vontade, ler os mais recentes dele...
EliminarAcho que fazes bem :). Afinal de contas não tens nada a perder ;).
EliminarA minha relação com Nicholas Sparks também tem sido longa; penso que é um dos únicos autores em que posso afirmar que li toda a sua bibliografia! Foi também um dos autores que me despertou para o mundo literário mais "adulto", digamos assim. Eu já lia bastante na adolescência, livros mais juvenis, e foi com as obras dele que me iniciei nos grandes romances.
ResponderEliminarContinuo a gostar imenso do autor e das histórias dele. Concordo que usa muitas vezes a mesma fórmula e isso acaba por aborrecer, se ler dois livros seguidos. No entanto, continuo a adorar ler um livro dele ocasionalmente, uma vez por ano, ou quando são publicados novos livros!
Neste último, ele mudou um bocadinho a fórmula, escreveu um thriller romântico, por isso penso que serás capaz de gostar. Eu gostei, embora tenha achado a relação entre os protagonistas muito morna.
Após verificar a tua lista, constatei que te faltam dois livros que não referiste: "Três semanas com o meu irmão", que ele escreve juntamente com o irmão e é uma espécie de biografia. Gostei imenso e fez-me chorar muito. O homem também não teve uma vida fácil, talvez seja por isso que os livros deles têm muito drama!
E falta-te também o "Juntos ao Luar", que é absolutamente o meu preferido do autor. Não sei se já leste, mas se não, tenho de to emprestar em breve. :)
Gostei da nova rubrica!
Beijinhos
Não estou certa, mas acho que também foi ele que marcou o meu início nas leituras de género mais dirigido ao público adulto.
EliminarEu entendo o teu ponto de vista (que acaba por funcionar mais ou menos comigo), mas a descoberta de outros autores e a diversidade de leituras que tenho feito, fizeram com que eu fosse deixando o autor mais para trás... Lá está, vou lendo, mas perdeu o se encanto.
Obrigada. Tinha-me esquecido mesmo desses dois. "Juntos ao luar" já li, o outro é que não (nunca me despertou grande interesse).
Obrigada! :) Há algum autor(a) que gostarias de me ver escrever?
Beijinhos
Autores que gostaria de ver-te escrever? Talvez Nora Roberts, e outros dos quais já tenhas lido vários livros. Fica mais fácil falar da nossa experiência quando lemos bastantes :)
EliminarParece-me bem. :) Sim, é mais fácil. Acabamos por ter uma visão mais vasta do trabalho de um autor.
EliminarTambém li muitos livros do Nicholas Sparks e curiosamente também naquela transição dos livros mais juvenis para os mais adultos. Aliás, lembro-me que foi após os 16 anos, quando pude visitar a parte de cima da biblioteca municipal, que os encontrei e comecei a lê-los a eito, uma vez que já tinha lido um livro dele cá de casa.
ResponderEliminarAgora já nem lhes pego, já que comecei a fartar-me da mesma formula, quer romance romântico, quer romance dramático. Tenho, no entanto, um especial apreço por "Um Momento Inesquecível" (um dos meus favoritos, sem dúvida), A Melodia do Adeus (um dos últimos livros dele que me apaixonou) e Quem Ama Acredita - o primeiro livro que li dele e que não me consigo esquecer da história :)
Beijinho
Olá Sara :)
EliminarObrigada por partilhares a tua experiência.
Sabes, começamos a conhecer outros mundos literários que deixam Nicholas Sparks vai ficando para trás.
O "A melodia do adeus" também foi um dos mais recentes que mais gostei. "Quem ama acredita" já não me lembro muito bem da história :P
Beijinhos
O facto dos romances dele terem uma linha muito parecida, tirando algumas excepções, também não ajuda...
EliminarTens toda a razão!!!
EliminarEu só li 2 ou 3, penso eu. Não é bem o meu género mas os que li, gostei.
ResponderEliminar:) São livros leves que, de vez enquanto sabe ler... O problema é que o autor usa sempre a mesma fórmula, o que acaba por cansar.
Eliminar