sexta-feira, 15 de março de 2019

Top Five | Livros de escritoras portuguesas


De forma a ter mais liberdade na elaboração de listas de preferidos inauguro hoje o meu próprio Top Five. A partir de hoje os temas serão decididos por mim ou em resultado de sugestões vossas, e não terão um dia específico para sair. 

Na semana passada assinalou-se o Dia Internacional da Mulher, por isso quero deixar-vos a sugestão de 5 livros escritos por mulheres portuguesas. Foram livros que eu gostei muito e que ocupam um lugar especial na minha memória literária. 

- Maresia e Fortuna (Andreia Ferreira): Este foi o livro da Andreia que mais gostei de ler até agora. O seu lado mais negro, as descrições das bonitas praias do norte e um final que impressionada são ingredientes capazes de agradar a muitos leitores.

- O Funeral da Nossa Mãe (Célia Loureiro): Uma saga familiar muito bem construída e que não fica atrás de nenhum livro internacional. Há romance, há drama, há emoção e tudo isto é-nos apresentado na escrita singular e apaixonante que transborda das mãos da Célia.

- A Chama ao Vento (Carla Soares): Não tive uma paixão instantânea com este livro. Li-o numa altura particularmente difícil. Porém, à medida que o tempo passa, a história ainda permanece na minha memória. Uma boa história e uma escrita inesquecível.

- As Últimas Linhas Destas Mãos (Susana Velho): Esta foi a minha grande surpresa literária do ano passado. Das mãos da Susana saiu uma escrita delicada e cheia de sensibilidade. Um livro que fala de dos diferentes lados do amor: o lado feliz e o lado triste. 

- A Fada Oriana (Sophia Andresen): Não posso falar da minha infância literária sem recordar os livros de Sophia. Tenho dificuldade em eleger o meu preferido, mas sempre que o tenho de fazer escolho aquele que nos fala de uma fada que tem pena dos humanos por não terem asas para voar por cima dos seus problemas. É uma história muito bonita e com uma mensagem que nunca deixará de ser pertinente.

Maresia e Fortuna  O Funeral da Nossa Mãe   A Chama ao Vento    36593891   A Fada Oriana

2 comentários:

  1. Boa iniciativa! Vou responder também. :)
    Provavelmente também colocaria na minha lista os três primeiros livros. Apenas não li o da Susana Amaro Velho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!