sexta-feira, 23 de novembro de 2018

TAG | 42 Perguntas Literárias

A Sivéria do canal The Fond Reader nomeou-me para responder a esta Tag, a quem desde já agradeço a lembrança. 
Vou passar esta TAG a Daniela do blog Quando se abre um livro porque já há muito tempo que não vejo uma TAG lá no seu espaço.
Aqui ficam as minhas respostas

1. Gostas de ler? 
Sim, adoro ler. (Acho que a primeira pergunta deveria ser algo relacionado com os motivos que nos fazem gostar de ler ou o que apreciamos num livro. Fazer uma TAG dirigida a leitores, a questioná-los se gostam de ler não faz sentido).

2. Qual foi o último livro que leste? Qual a tua opinião sobre ele? 
Terminei hoje o livro Falta de Provas de Harlan Coben. Foi a minha estreia com o autor, gostei. Porém, depois de tantos elogios da Daniela acho que estava à espera de algo mais intenso. 

Falta de Provas

3. Com que frequência lês? 
Eu leio todos os dias. Nem sempre consigo ler muito, contudo é raro o dia que eu passo sem pegar num livro. 

4. Qual foi o último mau livro que leste?
Materna Doçura de Possidónio Cachapa.  Um livro com uma história demasiado estranha para o meu cérebro. 
A Materna Doçura

5. O que te faz não gostar de um livro? 
Narrativas confusas, falhas ao nível da construção da história e elementos que só "enchem" as páginas e nos provocam um grande aborrecimento.

6. Gostarias de ser escritora? 
Aqui está uma pergunta complicada. Há momentos em que gostaria de ser escritora ou pelo menos aventurar-me na escrita de uma história só minha. Porém há outros em que acho que o que faço melhor é estar quieta. Não sei se tenho as qualidades necessárias para ser uma boa escritora e escrever uma boa história. Neste momento estou mais virada para a escrita científica. Quem sabe se um dia venço os meus monstros pessimistas e perfecionistas e me aventuro pelas palavras.

7. Um livro que influenciou a tua vida.
Não sinto que tenha lido algum livro que tenha influenciado a minha vida. Aquilo que sinto é que tenho livros que me marcam e me fazem olhar para o mundo e para a minha realidade com um olhar diferente. Existiram leituras que me trouxeram mais ponderação, que me fizeram olhar de forma mais empática para os outros e para as suas realidades... Livros que mexeram com as minhas emoções e me deixaram emocionalmente esgotada. Um dos livros que me vem logo à memória pelo impacto emocional que teve em mim é Mil Sóis Resplandecentes de Khaled Hosseini.
Mil Sóis Resplandecentes

8. Lês literatura erótica? 
Sim, leio.

9. Escreverias um romance erótico? 
Decididamente não. São livros perigosos. Ou conseguimos ter uma criatividade excelente e fazemos um bom livro, ou então caímos na asneira de descrever mil e uma forma de fazer sexo sem dar um contexto coerente e uma história cativante.

10. Qual é o teu livro e/ou série favorito? 
Tenho vários. Mas aquele que ainda me faz ir até à estante, abri-lo e ler aquelas passagens especiais é O Grande Amor da Minha Vida de Paullina Simons.
O Grande Amor da Minha Vida (O Cavaleiro de Bronze, #1)
11. Escritor/a favorito/a. 
Esta é outra questão difícil e que pode ir mudando com os anos. Porém, aquela escritora que me faz querer todos os seus livros na estante é Lesley Pearse.

12. Género literário favorito 
Romance contemporâneo e histórico. E claro, nunca recuso um bom policial/ livro de suspense. 

13. Género literário que não lês 
Eu leio tudo, porque sou curiosa. Muitas vezes levo com valentes desilusões. Muitas vezes me meto em leituras aborrecidas. Mas a minha filosofia é: se eu não arriscar nunca saberei se gosto ou não do livro. Por isso, leio todos os géneros. Aquele que leio menos é fantasia. É o género que menos me cativa, talvez porque colide com o meu lado racional.

14. Ficas sempre na tua zona de conforto na leitura? 
Não. Saio da minha zona de conforto e aventuro-me muitas vezes em livros de autores pouco conhecidos.

15. Livros físicos ou e-books? 
Os dois, mas prefiro um livro físico.

16. Onde aprendeste a ler e/ou quem te ensinou as primeiras letras? 
Eu comecei a ler na escola. Porém, foi o meu pai que me ensinou todo o abecedário. Quando era criança não havia obrigatoriedade do ensino pré-escolar. Por isso, sempre fiquei por casa com a minha mãe. Assim, foi o meu pai que sempre me estimulou com a aprendizagem das cores, dos números e das letras. Quando entrei no 1º Ciclo já sabia todo o abecedário, os números e já sabia fazer algumas contas.

17. Os teus hábitos de leitura mudaram depois de teres o blog/canal?
Os hábitos não mudaram. Aquilo que mudou foi o meu conhecimento acerca dos livros e a forma como passei a olhar para o livro e para a história.

18. Livro favorito na infância? 
Comecei por me apegar aos livros da Anita. Depois descobri A Fada Oriana e A Menina do Mar. Mais tarde ganharam favoritismo os livros da série Uma aventura e A Lua de Joana.

19. Personagem favorita 
Belle, dos livros Sonhos Proibidos, A Promessa e És o meu destino de Lesley Pearse.

20. Algum livro já te transportou para outro lugar? 
Quando um livro é bom, é certo que viajarei para os lugares que ele me apresenta.

21. Livro que gostarias que tivesse uma sequência.
As últimas linhas destas mãos de Susana Amaro Velho. Seria muito interessante descobrir o depois das descobertas feitas ao longo deste livro.
As Últimas Linhas Destas Mãos

22. Livro que não necessitava de uma sequência.
Sorrisos Quebrados de Sofia Silva. Este primeiro livro tem pouca qualidade e não vejo necessidade de adicionais mais desgraças à desgraça já existente.

Sorrisos Quebrados

23. Qual o teu pior hábito de leitura.
Espreitar as últimas páginas de um livro. Ir ver páginas mais à frente para saber o que vai acontecer. Há uns tempos atrás era muito pior. Com o tempo tem melhorado.

24. Quanto tempo levas a ler um livro? 
Depende do livro, depende do meu estado anímico, depende da quantidade de coisas que tenho para fazer. Neste momento tenho demorado mais tempo a ler um livro do que é normal. O cansaço e todas as outras solicitações deixam-me com menos vontade de ler.

25. Gostas quando um livro é adaptado ao cinema/televisão?
Gosto e geralmente até gosto de ver como é que um livro é transformado para a tela.

26. Livro arruinado pela adaptação ao cinema.
Aqui revejo-me com a resposta da Silvéria: o livro não sai arruinado. A adaptação é que poderá correr mal. Uma das piores adaptações que vi foi O monte dos vendavais o filme de 1992 com Juliette Binoche e Ralph Fiennes (dois atores de quem gosto muito). Foi tão aborrecido ver este filme. O livro foi muito melhor.

27. Lês jornais ou revistas? Qual preferes? 
Leio muito pouco. Costumo ler o Jornal de Notícias, muito pontualmente. Devia ler mais, porém o dinheiro não estica e vou só lendo as notícias que disponibilizam online. Por vezes aproveito para ler algumas revistas quando elas estão na biblioteca. Eu gosto muito da Revista Visão, Pais e Filhos e o Expresso. 

28. Lês na cama, casa de banho, automóvel, autocarro, praia, jardins públicos ou cafés? 
Destes locais, os únicos onde não leio são na casa de banho e no automóvel quando estou a conduzir. Geralmente não tenho dificuldades em ler em qualquer um dos outros locais. Poderá haver situações especiais, em que precise de mais silêncio para me concentrar, e desta forma não conseguir ler em jardins ou cafés.

29. Local favorito para ler.
Na cama.

30. É difícil concentrares-te na leitura? 
Depende do livro e do meu estado emocional / psicológico.

31. Precisas de silêncio total para ler?
Nem sempre. Tudo depende de como me sinto, e do tipo de leitura que tenho em mão. Assim, há alturas e livros que exigem mais concentração e aí preciso do silêncio total, mas há outras alturas em que facilmente me atiro ao livro e nem a ausência de silêncio me incomoda.

32. Quem te transmitiu o amor pela leitura?
Ninguém. Foi algo que foi crescendo em mim pela biblioteca itinerante, com as leituras obrigatórias da escola, pelo entusiasmo dos professores de português na análise das obras... Acho que o amor pela leitura cresceu pela conjunção de vários fatores e não tanto por alguém em particular.

33. Escritor/a que gostaria de entrevistar (ao vivo e a cores).
A Célia Loureiro. Acho que para além de uma fantástica escritora ela tem uma forma de ser muito especial.

34. Escritor/a que daria um/a excelente amigo/a 
Dorothy Koomson. Acho-a simpática e parece-me ser uma parceira de conversas muito interessante.

35. Livro que releu mais vezes? 
Não sou muito de reler livros. Desde a adolescência que não reli nenhum livro. Porém, na adolescência, li imensas vezes A Lua de Joana de Maria Teresa Maia González. 

36. Escritor/a clássico favorito/a? 
Ainda não li escritores clássicos suficientes para conseguir eleger um. Porém acho que Eça de Queirós é um grande favorito a ocupar o lugar.

37. Livros que deviam ser indicados na escola.
Eu não conheço todo o plano nacional de leitura. Há dias via as sugestões para os alunos do 10º ano e acho que poderiam apostar noutros livros. Não vi lá nenhum YA e acho que incluir este género poderia ser uma forma de aproximar os adolescentes da leitura. 

38. Livros que deviam ser banidos da escola.
Aqui partilho a opinião da Silvéria (canal: The Fond Reader). Não é que haja necessidade de banir livro, há é a necessidade de formar leitores, de motivar os miúdos para a leitura e de os fazer descobrir as maravilhas de um livro. No fundo, ao longo do seu processo de aprendizagem é importante contactar com diferentes géneros literários, diferentes formas de escrita e prepará-los para eles conseguirem ler obras mais complexas.

39. Preferes ler um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo? 
Um livro de cada vez.

40. Qual a tua política de empréstimo de livros? 
Eu gosto de emprestar livros e gosto de receber livros emprestados. Foi por este gosto que alinhei no projeto Empréstimo Surpresa com a Daniela. Gosto de cuidar muito bem dos livros que me emprestam e se estiver a demorar mais do que que aquilo que é minimamente aceitável, vou avisando a pessoa de que os livros não estão esquecidos. Infelizmente, já emprestei e fiquei sem os livros, mas isso nunca me impediu de emprestar.

41. O que estás a ler? 
Estou a ler Regras para descolagem de Carolina Paiva.
Regras para Descolagem

42. Qual será a tua próxima leitura?
Irei ler A Ilustre casa de Ramires de Eça de Queirós.
A Ilustre Casa de Ramires
(Ao fim de quatro dias lá consegui terminar de responder a esta interminável TAG)

8 comentários:

  1. Olá,

    Gostei muito de ficar a conhecer mais um bocadinhos dos teus hábitos de leitura.

    Algumas coisas, sinto igual. Outras não. Mas penso que a importância dos livros nas nossas vidas será semelhante.

    Beijinhos
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,

      Obrigada :).
      Estive para te passar a TAG, mas não sabia se era algo que ia de encontro aos teus interesses. Porém, se é, gostaria muito de ver as tuas respostas.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Gostei das tuas respostas. Também não gostei nada do Materna Doçura. Nem o acabei. Acreditas que nunca li A Lua de Joana? Pois...Shame on me :)
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Obrigada :).
      Já não me sinto uma alien em relação ao Materna Doçura. Li opiniões positivas que não consegui compreender.
      É normal :). É um livro de adolescentes, se não o leres na altura facilmente te escapa depois. Foi o que me aconteceu com o Harry Potter. Não o li quando era mais nova. Já me emprestaram um livro e não gostei.
      Se o tentares ler, espero que gostes. Por acaso nunca o li em adulta.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Não és nada alien :) gostos são gostos! E isso não se discute...partilha-se ;)
      Pois eu vou ler o Harry Potter em Dezembro, mas já vou com a consciência que é o mais infantil. Vou de mente aberta. Vamos ver como corre ;)
      Um beijinho

      Eliminar
    3. É verdade, gostos são gostos! Mas é complicado com alguns livros :).
      Boa sorte com a leitura. Curiosa para saber as tuas impressões. Por aquilo que me disseram, os livros vão-se tornando mais "adultos". Porém, eu não me sinto com muita vontade de continuar... Mas acho que está relacionado com o meu gosto muito particular no que toca a fantasia.
      Aguardo a tua opinião. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. E passas-me uma TAG com 42 perguntas?? Sou capaz de demorar 1 mês a responder. :P
    Mas gostei de ir espreitar as tuas respostas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!