segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Opinião | "Lavrar o mar: Um Novo Olhar Sobre o Relacionamento Entre Pais e Filhos" de Daniel Sampaio

Lavrar o Mar - Um Novo Olhar Sobre o Relacionamento Entre Pais e Filhos
Classificação: 4 Estrelas

Gosto imenso de ler as reflexões de Daniel Sampaio. Gosto da forma como ele escreve sobre os assuntos. Numa linguagem simples e objetiva, Daniel Sampaio, dá corpo a informações muito úteis para os pais e para os profissionais que trabalhem em crianças e jovens.

Pessoalmente identifico-me imenso com a abordagem sistémica que ele defende. Identifico-me com a sua forma de ver o mundo e de olhar para os problemas que se interferem na vida das crianças, dos jovens e das famílias.

Em Lavrar o Mar, o assunto chave são os adolescentes, a sua relação com o contexto social e com a família. Em poucas páginas, Daniel Sampaio aborda os temas que fazem parte da vida dos jovens, de que forma eles interferem no seu crescimento cognitivo e pessoal e deixa indicações muito importantes para os pais. Mais do que lhes dar "fórmulas" milagrosas (que não existem) para a resolução de situações causadoras de mau-estar no seio das famílias, o autor fornece elementos essenciais para que os pais possam pensar e analisar o seu comportamento à luz da interpretação que fazem destas palavras.

Para mim, Daniel Sampaio, será sempre um autor de referência no meu caminho profissional. Gosto de refletir sobre as suas reflexões e visões do mundo.
Mais do que um livro para profissionais, Lavrar o Mar, é um excelente livro para os pais de adolescentes e pré-adolescentes. Deveria ser de leitura obrigatória para pais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!