quinta-feira, 24 de maio de 2018

Opinião | "O Psicanalista" de John Katzenbach

O Psicanalista
Classificação: 4 Estrelas

Eu desconhecia por completo a existência deste livro até a Denise me falar dele. O entusiasmo que ela deixava transparecer em relação a este livro semeou em mim a vontade de o ler. Acabei por me cruzar com ele na biblioteca e decidi requisitá-lo. 

O Psicanalista tem um início muito enigmático. Senti-me seduzida com as personagens que iam aparecendo, com as pequenas circunstâncias que iam adensando o mistério e com as reações umas vezes ponderadas, e outras vezes impulsivas, do nosso terapeuta. A par da sedução, achei que esta primeira parte tinha um desenvolvimento um pouco lento. Quase que o livro me pareceu uma metáfora do modelo psicanalítico, ou seja, um início mais lento, onde os pormenores nos são apresentados de forma mais exaustiva uma vez que nos parece que ainda temos um número interminável de sessões pela frente. Contudo, à medida que o subconsciente transporta tudo para o consciente, onde todas as emoções e coisas reprimidas ficam a descoberto, o processo acelerasse e encaminhamo-nos para o final do processo terapêutico. 

Não foi uma leitura de amor à primeira vista, mas senti-me conquistada e envolvida à medida que avançava na leitura. Foi muito engraçado assistir a todo o processo de descoberta de si próprio por parte do Dr. Starks, ao mesmo tempo que se envolvia na descoberta de Rumplestiltskin.

O final é arrebatador. Se houve coisas que eu fui deduzindo, outras houve que me apanharam completamente de surpresa. É um final excelente que faz justiça à inteligência, tenacidade e criatividade das personagens. 
Considero que é um livro escrito de uma forma muito inteligente e que, apesar de ter sido uma leitura que se arrasta (como aconteceu comigo), reconheço que nunca perdi o interesse pela história e pela forma como tudo se iria enredar de forma a juntar as pontas soltas e nos oferecer um final digno de permanecer na memória.

Quero deixar umas palavras à Denise que se vê abraços com um pequeno desinteresse em relação ao livro que agora já está na estante dela. Acho que deves arranjar um tempinho na tua longa lista literária e agarrares neste livro. Não o deixes a ganhar muito pó na tu estante nem a desesperar pela tua atenção. Vais ter de insistir um bocadinho em algumas partes, para não deixares esmorecer o teu interesse, mas tenho a certeza de que, quando chegares ao fim, vais dizer: VALEU A PENA. Como é que eu deixei este livro tanto tempo à minha espera. 


2 comentários:

  1. Eu sei, eu sei, tenho de ler! O ter de insistir não será problema, eu não desisto facilmente. Acabei de ler "A Luz" que se arrastou quase até ao fim e continuei sempre.
    Prometo que o leio ainda este ano :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera da tua visão acerca deste livro.
      Boas leituras. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!