sexta-feira, 6 de abril de 2018

Opinião | "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector

Felicidade Clandestina
Conto: Felicidade Clandestina
Classificação: 4 Estrelas

Andava com muita curiosidade em ler alguma coisa desta autora. Este conto que li faz parte do livro de Português do 9º ano (tem o texto integral) e tem sido abordado nas aulas de forma recorrente. 
Na semana passada, como tinha que ler o conto de Março para o meu projeto, peguei no dito livro e li o conto em menos de 15 minutos. Fiquei agradavelmente surpreendida como, em poucas páginas, a autora numa escrita muito simples e clara, nos consegue trazer um conto repleto de significados. 

É o conto que aborda um tipo de felicidade que me diz muito. No fundo, assistimos à felicidade que um livro pode gerar numa criança com poucos recursos. 
Temas como o bullying, o prazer pela leitura, as necessidades sentidas por populações mais carentes e as diferenças socioeconómicas que criam abismos entre pessoas figuram de forma muito clara ao longo destas linhas. 
Narrado na primeira pessoa, consegui facilmente aceder aos sentimentos da nossa narradora e da importância dos livros na vida dela. Os livros trazem uma "felicidade [algo] clandestina" que muitas pessoas não compreendem.

É um conto para sonhar, para nos perdermos na inocência da infância e na importância relativa que as coisas têm na vida das pessoas. 

Eu fiquei fã e já "arranjei" o livro com o restantes 24 contos para ler. 

4 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Este conto não conhecia. Fiquei muito curiosa. Qual o livro que tem este conto?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa :),
      O conto é mesmo pequenino e o livro tem o mesmo título. É o primeiro conto do livro.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Vinha perguntar o mesmo que a Isa! Li pouco de Clarice - "A Paixão Segundo GH" e "Laços de Família", este último também um livro de contos. Hei de procurar esse também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido nada, vê lá tu :/.
      Espero mesmo que gostes deste conto. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!