segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Opinião | "O conto da ilha desconhecida" de José Saramago

O Conto da Ilha Desconhecida
Classificação: 4 Estrelas

Nunca ter lido nenhuma obra de José Saramago era uma grande falha minha. Medo, receio de não me adaptar ao seu género de escrita e porque não me sentia atraída para as suas obras alimentavam a minha resistência em ler as suas obras. Penso que, acima de todas estas questões, era o receio de me cruzar com narrativas difíceis, sem pontuação e acabar por não perceber. Ao fim desta primeira leitura, acho que me enganei.

Para colmatar esta minha falha e ter uma primeira experiência com o autor decidi começar por um conto. É uma obra mais pequena e achei que era o ideal para me familiarizar com a escrita do autor e ver como me sentia com a leitura.

Como esperava, encontrei pouca pontuação. Os diálogos não estão assinalados, há muitas vírgulas, muitos diálogos misturados com pensamentos... mas isso não interferiu com a minha compreensão da obra nem com a minha perceção acerca do desenrolar dos acontecimentos. É engraçado constatar que, enquanto lia, eu ia fazendo a pontuação na minha cabeça, tornando a leitura bastante fluída e agradável.

A escrita é muito bonita. Em cada palavras sentimos a sensibilidade do autor e a sua capacidade de nos colocar a pensar sobre a história, as personagens, o mundo e sobre nós próprios.
A narrativa d'O conto da ilha desconhecida é um verdadeiro convite à reflexão. Deixa-nos a pensar sobre a sociedade, naquilo que os outros esperam de nós e de que forma somos vistos quando ousamos abraçar a aventura, o pensar "fora da caixa". É um conto que me levou a explorar no meu interior a importância de pensar diferente, explorar aquilo em que acreditamos e não deixar de perseguir os meus sonhos. 

Só não consigo atribuir uma pontuação mais elevada porque achei que terminou de forma muito abrupta. Estava tão submersa na narrativa que senti que acabou demasiado depressa. Queria mais, queria continuar embalada por aquelas palavras e por aquela sensibilidade.
Depois desta experiência tão positiva quero aventurar-me por mais obras do autor. Qual recomendem para minha próxima leitura?

4 comentários:

  1. Olá!
    Já ouvi falar neste conto e parece que se lê muito bem Tenho que lhe dar uma oportunidade.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Acho que é uma boa forma de leres Saramago, se nunca experimentaste.
      É uma leitura mesmo agradável.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Já li este conto de Saramago e não desgostei. Mas a melhor surpresa, foi mesmo O Ensaio sobre a Cegueira, gostei mesmo bastante e estava à espera de não gostar. Por isso, é o que te recomendo ;)
    Ahh e há uma história infantil, acho que é A Maior flor do Mundo (descobri a história contada no youtube) e é bem gira. Vê também ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Que bom que também gostaste deste conto. Obrigada pela recomendação. Também o quero ler há imenso tempo, mas o maldito receio... Espero ter uma boa surpresa, como aconteceu contigo.
      Li um excerto desse conto, num dos testes de um miúdo que acompanho e gostei imenso do bocadinho que li. A ver se leio ou vejo a história toda.
      Obrigada pelas dicas.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!