quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Opinião | "Caçadores de Cabeças" de Jo Nesbø

Caçadores de Cabeças
Classificação: 3 estrelas

Caçadores de cabeças marca a minha estreia com este autor norueguês. Geralmente, e da minha pequena experiência literária, os nórdicos têm uma aptidão especial para criarem livros de mistério/crime muito cativantes e que nos deixam agarrados às páginas. Portanto, estava com grande curiosidade em conhecer este livro. 

A forma com este livro inicia não é muito cativante. As situações, a vida das personagens e as suas relações parecem arrastar-se pelas páginas não me proporcionando momentos que me permitissem aproximar delas. Achei que a escrita era pouco emotiva, não passava emoções sentimentos. Porém penso que a justificação para esta característica prende-se com o facto de estamos perante um livro cheio de raciocínio lógico sem grande espaço para as emoções.

Foi uma leitura cheia de altos e baixos. Houve momentos muito interessantes, outros que me deixaram verdadeiramente repugnada e outros que me foram indiferentes. Mas assim que cheguei ao final, fiquei de boca aberta. A forma descarada e inesperada com que o autor nos consegue enganar e de deixar qualquer leitor sem palavras. 
Algumas passagens do final tive de ler duas vezes, e cheguei a voltar atrás no livro para ver se me tinha escapado alguma coisa. Eu estava completamente rendida àquele final e à forma como tudo se encaixou e desencaixou. 
É um livro que vale muito pelo final surpreendente que o autor nos apresenta. Apesar de sentirmos que há coisas no livro que não nos cativam ou que parecem pouco interessantes, o autor consegue elevar-se ao criar um final inteligente, lógico e inesperado.

Para este final em muito contribuiu a inteligência de Roger, um homem inteligente e que trilhou um caminho de forma surpreendente. 
Quem estiver com ideias de ler este livro, deve fazê-lo sem qualquer reservas. E se ao longo da leitura sentir que algo não seja cativante, a ordem é para que não se desista, porque o final irá, sem dúvida surpreender todos os leitores.


2 comentários:

  1. Olá! Li este livro tem já uns dois anos e concordo, em grande parte, com esta opinião. Custou a entrar no livro e o próprio livro em si pareceu-me arrastar-se, mesmo quando a ação devia estar no seu auge. No entanto, houveram também momentos muito inesperados, nomeadamente o final. Já com a parte de haver momentos que te deixaram repugnada... não podia concordar mais, tem cada coisa neste livro! Mas em geral é uma leitura muito interessante.
    Boas leituras.
    - Mad (http://presa-nas-palavras.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mad! É mesmo, quando a ação está no auge esperamos por algo mais que não acontece. É mesmo isso. :)
      Obrigada pelo comentário.
      Boas leituras.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!