sábado, 13 de janeiro de 2018

Por detrás da tela | "O estranho caso de Benjamin Button" (2008)

Classificação: 7/10 Estrelas

Este filme estava na minha lista de filmes para ver há imenso tempo. Estava com muita curiosidade para ver como todo o enredo se desenvolve. 
Assim, aproveitei o facto de ele ter passado na Sic, no fim-de-semana passado e vi o filme.

Pegando numa visão geral, posso dizer que gostei bastante do filme. Tem originalidade, um enredo coeso e cativante e uma relação interessante entre as personagens e os acontecimentos. No fundo, penso que reúne os ingredientes essenciais para para me deixar presa ao filme e não adormecer.

Relativamente ao desempenho das personagens, Brad Pitt esteve muito bem no papel de Benjamin. Acho que as características da personagem, a carga emocional e o excelente trabalho de caracterização lhe assentaram de uma forma única e realista. Já a personagem Daisy, interpretada pela Cate Blanchett, não me convenceu. Não é uma atriz que se expresse bem em termos emocionais, faltando-lhe aquele brilho especial que a tornasse numa personagem memorável. A personagem em si tem um papel relevante, mas a forma como ela se desenvolveu pareceu-me um pouco artificial. Senti falta de algo que a tornasse humana aos meus olhos. Acho que foi a primeira vez que a vi num filme, mas tenho curiosidade em ver mais trabalhos dela no sentido de constatar se esta frieza interpretativa está inerente ao enredo ou é algo que já faz parte dela. 

O filme é longo, mas não aborrece. A curiosidade vai aumentando ao longo do desenrolar dos acontecimentos, assistimos ao "crescimento" das personagens ao longo do seu ciclo de vida e isso é muito satisfatório. Penso que a única pessoa que acabou por ficar despercebida mais para o final do filme foi a irmã de Benjamin, filha biológica dos pais adotivos de Benjamin. 

2018 começou muito bem em termos cinematográficos. Um filme que, de certeza, me ficará na memória.

4 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Vi este filme, pouco depois de ter saído e confesso que achei um pouco parado demais e me deu sono =P aliás, eu confesso, só quis ver o filme por causa do Brad Pitt XD E adoro a Cate Blanchett mas acho que neste filme não brilhou.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim, é um pouco parado e demora para as coisas acontecerem. Eu dormitei durante o intervalo, mas gostei do conceito do filme e da forma como ele se foi desenvolvendo (mesmo com menos ação do que aquela que eu esperava). Lá está, também fiquei com essa impressão em relação à atriz. Falhou ali qualquer coisa. Não gostei mesmo de a ver. Tenho de ver outros filmes com ela para ver se me conquista. Aceito sugestões :).
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já o vi há anos mas, na altura, gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Marta :).
      É um filme com uma premissa original e vale muito por isso.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!