terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Opinião | "Presa e predador" de Gordon Reece

Presa e Predador
Classificação: 4 Estrelas

Não parti para esta leitura com grandes expetativas. Olhei para a sinopse, olhei para o tamanho e fiz o meu julgamento. Felizmente, acabei por julgá-lo mal. 
Não é um livro para cinco estrelas, porque tem alguns traços de previsibilidade dos acontecimentos. Contudo, consegue manter-nos muito presentes na leitura e é preenchido por muitos momentos de suspense. 

Shelley passou por momento extremamente complicados. Sofreu de bullying na escola. Acho que esta parte não foi tão desenvolvida como deveria ter sido. No contexto geral do livro fica um pouco deslocado. Eu cheguei a um ponto da narrativa em que já nem pensava nesta situação. Apesar desta pouca ligação entre os acontecimentos, eu considero que aquilo que está presente na história sobre este tema foi bem conseguida, estava até bem explicada, mas merecia um prolongamento no livro. Foi doloroso ler as agressões a esta miúda. Fez-me lembrar o que se passou com uma menina que acompanhei. Ambas as histórias têm bastante traços em comum. Só divergiram no tipo de agressões e na forma como tudo terminou. 

Depois desta fase mais inicial, o livro entra num contexto mais negro onde Shelley e a mãe são postas à prova. É engraçado ver como todos os acontecimentos desta parte do livro mexem com as nossas conceções de bem e de mal, de justiça e de moral. Eu condeno o que elas fizeram, mas talvez não tivessem mesmo outra saída. Fiquei deslumbrada pelo pensamento prático da mãe desta jovem e na forma como ela fez para que tudo batesse o mais certo possível. Como já referi mais atrás, alguns aspetos são bastante previsíveis, mas vamos ficando sempre na expetativa de que aconteça algum diferente e há até momento em que me vi de respiração suspensa só para saber como é que as coisas iam evoluir e como é estas duas mulheres iriam "descalçar" a bota que calçaram. 

Recomendo este livro a quem goste de livros de suspense e pautados por acontecimentos que colocam em causa os nossos valores morais e as nossas conceções de bem, de mal e de justiça. 

2 comentários:

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!