quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Opinião | "Antes de eu morrer" de Jenny Downham

Antes de Eu Morrer
Classificação: 3 Estrelas

Assim que os meus olhos se cruzaram com este livro na biblioteca fiquei muito intrigada com ele. Talvez tenha sido o título a puxar a minha atenção. O que é certo é que acabei por o trazer para casa. Eu não li a sinopse e estava com a ideia (errada, pois está claro) que não seria um livro com adolescentes. O que é certo é que acabei por me embrenhar numa história onde a protagonista é uma adolescente em fase terminal de vida.

Esta foi uma leitura em que os meus sentimentos oscilaram de forma abismal. Houve partes que gostei muito, houve outras tantas que me aborreceram... Tive momentos em que me emocionei e outros em que não senti absolutamente nada. Por exemplo, houve momentos em que a Tessa estava em grande sofrimento, porém eu não consegui fazer essa transferência para mim. Não sei... Apenas senti ali a falta de alguma coisa que me fizesse aproximar da Tessa e dos seus sentimentos e frustrações.

Apesar desta distância, eu percebi as motivações da Tessa. Consegui enquadrar todos os seus comportamentos e emoções. Contudo houve alturas em que me irritei perante a enorme insensibilidade dela para com os outros e, em especial, para com o seu pai. 

Os momentos finais do livro não são fáceis de ler. Acho que, nesta momento da narrativa, a autora conseguiu captar uma essência muito especial da alma de Tessa e daquelas que a acompanharam ao longo dos anos. Fez pensar em muitos aspetos da minha esfera pessoal, na forma como lido com as pessoas e na forma como as pessoas lidam comigo.
É doloroso ver a serenidade que se vai instalando no íntimo desta jovem. Apesar de grande parte da sua vida ter estado marcada pela doença, no fim ela consegue sugar o melhor daquilo que viveu e consegue chegar ao coração dos leitores. 

É uma leitura muito simples onde a autora recorre a uma escrita clara e sem meias verdades. Não é um livro focado na doença, mas sim no mundo emocional e comportamental de uma jovem que está prestes a receber a morte. 
Foi uma boa leitura apesar de não me ter marcado tanto quanto eu esperava. 

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Não conhecia este livro. Mas não sei se o leia. Se um dia encontrar na biblioteca logo vejo :)
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      A mensagem do livro é interessante.
      Eu tenho algumas dificuldades em ligar-me a personagens adolescentes, daí não ter gostada mais deste livro. Contudo é um livro que nos faz pensar sobre a vida e sobre a morte.
      O melhor é veres o que sentes quando te cruzares com o livro. Eu funciono muito assim quando vou à biblioteca. Se for à procura de um livro em específico vou até ele, senão gosto de vaguear pelas prateleiras e ver qual o livro que me "chama" :).
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!