domingo, 13 de agosto de 2017

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Desafio]


Aqui fica a minha resposta ao desafio proposto para o livro Se eu fosse tua de Meredith Russo.

Se Eu Fosse Tua

Grupo de leitura

És convidada para ir a uma escola, a uma reunião de um grupo de leitura, organizada por alunos do secundário. Pedem-te que escolhas um livro e que fales um pouco dele para os jovens.

Escolheste o livro “Se Eu Fosse Tua”. O que dirias a estes estudantes, no sentido de os cativar para a leitura e discussão deste romance juvenil?

Há livros que guardam uma mensagem importante e que nos deixam algum espaço para pensar sobre os assuntos que tratam.

Desta vez, para este grupo de leitura, escolhi o livro Se eu fosse tua de Meredith Russo. É um livro que trata um tema ainda muito pouco falado e refletido: a transexualidade. 

Gostaria que, ao longo da leitura, fossem registando:
  • Os sentimentos que a leitura, ou determinada passagem provoca em vocês.
  • Reflexões acerca do comportamento das personagens e de como as coisas se vão desenvolvendo. – é um livro com personagens da vossa idade, com interesses semelhantes e que, com alguma probabilidade, vocês se irão identificar com algumas coisas.
  • Para o fim da leitura apontem situações que gostariam de reforçar. 
Quando nos encontrarmos da próxima vez para debater um livro eu irei dinamizar um debate acerca da sexualidade, transexualidade, bissexualidade e homossexualidade onde terão de representar pois assumirão a posição das personagens que fazem parte do livro.

Espero que fiquem entusiasmados com a leitura.

2 comentários:

  1. Parece uma proposta interessante, e era capaz de dar um debate bem diferente com os jovens. São temas que talvez ainda precisem de ser mais abordados nas escolas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Também acho que sim. Devia falar-me mais em tolerância e na aceitação e compreensão da diferença.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!