sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Opinião | "O ano mais estúpido do meu irmão mais novo" 1 de Miguel Morais

O Ano mais estúpido do meu irmão mais novo 1
Classificação: 1 Estrela

Este livro veio ter até mim num passatempo realizado nos primeiros dias do ano de 2016. Foi um livro que me despertou a curiosidade pelo tom engraçado que se avizinhava pela leitura da sinopse e pela reação positiva de uma adolescente a quem emprestei o livro. 

Como faltavam poucos dias para terminar 2016 e não queria estar a iniciar uma leitura mais extensa peguei neste livro. O meu entusiasmo e curiosidade foram diminuindo à medida que ia lendo. Fiquei bastante desiludida com o que li e não acho, de todo, que deva ser uma leitura para crianças/jovens imaturos e com pouco sentido de responsabilidade.  

O que é que conduziu à minha desilusão?
1. Não consegui ver naqueles comportamentos uma criança do ensino primário com uma idade entre os 8/10 anos. Da experiência que vou tendo e partindo da observação de crianças com esta idade há certo tipo de comportamentos e atitudes que se distanciam em muito de crianças com esta idade que eu conheci.

2. Não achei nada correta a forma como dão início ao livro. Ou seja, usar um diário pessoal para que um profissional de saúde ajude a mudar o seu comportamento. Outro aspeto menos positivo deste início é ser o irmão mais velho a acompanhá-lo em vez de serem os pais.

3. O conteúdo é algo repetitivo. Excesso de maus comportamentos e de atitudes negativas. Uma relação com a aprendizagem e com os testes demasiado negativa. Todos estes aspetos passam uma mensagem pouco positiva para crianças e adolescentes que venham a ler este livro e tenham uma certa tendência para a asneira.

4. Irritou-me a inércia dos pais perante a falta de educação, o desinteresse pela escola e a forma como ele se comportava na relação com os outros. 

Este é apenas o primeiro volume. Não sei o conteúdo dos volumes seguintes. Porém não tenho qualquer interesse em ler os restantes livros. 

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Não conhecia mas já vi que não estou a perder nada.
    Melhores leituras virão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás a perder nada.
      Isso é sempre bom na vida de um leitor. O próximo livro poderá ser sempre melhor que o anterior. Pode não acontecer, mas lá no fundo até vamos alimentando isso.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!