domingo, 18 de dezembro de 2016

Por detrás da tela | A lista de Schindler (1993)

Resultado de imagem para a lista de schindler imdb
Classificação: 10/10 estrelas

Nunca tinha visto este filme. Foram muitas as opiniões com que me cruzei antes de me decidir a vê-lo. Acho que não estava preparada para a brutalidade que encontrei. Este filme é bom pela sua capacidade de nos mostrar uma realidade cruel, nua e crua, onde a frieza humana é surreal. Com este filme fiquei a conhecer o limite da minha sensibilidade. Eu conhecia-me como uma pessoa sensível, muito emotiva em relação às pessoas, aos animais, às coisas do mundo em geral... Este filme foi dos piores momentos que tive. Eu sobressalta a cada som de tiro, eu olhava horrorizada para cada pessoa que era morta pelo simples prazer daquele que empunha uma arma. Foi uma experiência tão angustiante que ainda hoje me custa a recordar aspetos do filme. 

É um filme muito duro de se ver. Nota-se que tudo foi construído, filmado e encadeado com muito, muito cuidado. A intencionalidade em produzir o filme a preto e branco foi muito bem conseguida. Se queriam passar anda mais horror, pelo menos comigo conseguiram. A banda sonora que envolve as cenas, as expressões faciais, a rudeza e brutalidade dos soldados, a astúcia de Schindler... São aspetos demasiados bem feitos, tão feitos que o horror de saber que aquilo aconteceu me aperta o coração de uma forma impensável. 
Às vezes gostava de pensar que aquilo é apenas fixação, que a natureza humana não pode ir tão longe. Mas foi. E de uma forma tão atroz que me pergunto: O que é que passaria na cabeça dos soldados quando a guerra acabou e se deram conta da maldade que fizeram? E será que se deram conta dessa maldade?
É mau demais pensar no ser humano dessa forma. 

Acho que este filme devia ser visto pelo maior número de pessoas possíveis. Tudo para que não se esqueçam que todos somos humanos, que todos sofremos e que todos temos direito a condições dignas. Não é a nossa raça, a nossa religião, a nossa identidade sexual que nos define enquanto boas ou más pessoas. 
Atualmente têm surgido movimentos extremistas pelo Mundo. Este aspeto assusta-me um bocadinho sempre que penso naquilo que antecedeu a 2ª Guerra Mundial. Adicionando a isto, os constantes ataques terroristas que se têm disseminado, espalhando o terror em diferentes cidades mundiais. 
Apesar de Schindler se ter valido de trabalho quase escravo para prosperar no mundo dos negócios, aquilo que ficou foi a vontade que teve em salvar imensas vidas. E, no fim, pareceu-me que apesar da sua ambição, ele era uma boa pessoa. Chorei com o final, chorei com a forma como Schildler se debateu com o exército de forma a proteger aquelas pessoas. 

A lista de Schindler é um filme que convida à reflexão. Um filme que nos convida a mergulhar no lado obscuro da natureza humana. Ficará marcado em mim durante imenso tempo. Dado o grande impacto emocional que teve em mim, sinto que tão cedo não o conseguirei rever. Estando consciente de tudo aquilo que senti ao ver este filme, acho que nem nos próximos 10 anos me volto a cruzar com ele. 

E vocês, o que sentiram com este filme?

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Acreditas que ainda não consegui ver este filme completo? A ver se vejo em 2017!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Claro que acredito. Este é daqueles filmes que devemos ver pelo menos uma vez na vida. É duro e cru... Só te digo, quando terminei de ver fiquei com uma dor de cabeça horrível. Foi emocionalmente intenso, mexeu imenso comigo. Como disse na opinião é daqueles filmes que não quero rever tão cedo.
      Fico à espera da tua opinião.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!