quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Opinião | "Sissi: coragem até ao fim" de Allison Pataki (Sisi #2)

Sissi - Coragem até ao Fim (Sisi, #2)
Classificação: 5 Estrelas

Este ano o meu gosto pelos romances históricos, reforçou-se. É um género que nem sempre agrada a todas as pessoas, porém eu encaro-o sempre como uma oportunidade de aprender algo sobre tempos passados (e que muitas vezes nos ajudam a compreender situações posteriores). 

A primeira vez que ouvi falar de Sissi eu estava no meu quarto ano de faculdade a fazer um trabalho para a disciplina de Terapia Familiar. E, devido à ideia de uma colega minha, usamos a estória dela para explicar alguns conceitos que estavam a ser trabalhados. Na altura fiquei curiosa acerca da vida desta Imperatriz e da forma como ela viveu todos os seus problemas.

Assim que comecei a ler este livro consegui logo constatar a maravilhosa forma como está escrito o livro. A autora tem uma escrita apaixonante, faz um encadeamento dos acontecimentos muito coerente e apaixonante. Facilmente me vi envolvida nas paixões, tristezas, lutas e conquistas de Sissi. Quanto mais lia, maior era a minha ânsia em saber mais e mais. Em cada pormenor que aparece neste livro (e tendo em conta as notas finais da autora) percebe-se um enorme trabalho de pesquisa e o mais importante, uma grande paixão pelas vivências de Sissi. Acho que a autora admirou esta mulher por tudo aquilo que viveu, porque se consegue perceber toda a sua paixão na forma como nos deu a conhecer a Sissi. 

Um dos aspetos que me cativou neste livro é o facto de ele possuir elementos da história europeia e mundial relativamente recentes. Um dos acontecimentos relatados no livro poderá estar relacionado com a 1ª Guerra Mundial. Tentado ser mais clara, mas não comprometendo a leitura, há uma situação na história de vida de Sissi que, se não tivesse acontecido talvez a 1ª Guerra Mundial não teria acontecido. E é interessante refletir acerca destes aspetos. 

A Sissi é uma mulher apaixonante e complexa. É alguém que tem tanto de belo e cativante como de trágico. Era muito inteligente capaz de fazer valer os seus desejos, mas com muita dificuldade em encontrar o seu lugar no mundo, sendo, por isso, uma mulher triste que transferiu todo o seu amo e apego à sua filha mais nova,Valéria.

No livro vamos conhecendo as muitas pessoas que se cruzaram com Sissi, bem como fantásticos locais por onde ela passou. Pessoalmente fiquei com muita curiosidade em conhecer os castelos da Áustria e da Hungria, assim como os locais que Sissi visitou em Inglaterra e na Irlanda. 
Uma das personagens mais peculiares é Luís, primo de Sissi. Um homem com uma menta complexa que se afunda na sua loucura e naquilo que o apaixonava. A descrição do castelo onde ele vivia é qualquer coisa de nos fazer querer saltar para lá e ver com os nossos próprios olhos. Já "googlei" e sim, parece retirado de um conto de fadas.

Foi uma leitura um pouco lenta, porque os acontecimentos precisam de ser saboreados e interiorizados. Adorei o livro e tudo aquilo que ele me permitiu conhecer e por me despertar aquele sentimento de querer saber mais acerca das pessoas que fui conhecendo nestas páginas.
Há um livro anterior a este. Não o li, infelizmente, mas este facto em nada atrapalha a nossa compreensão. 
Portanto, a todos os amantes de grandes sagas histórias, agarrem este livro e deixem-se levar por tudo aquilo que ele vos pode oferecer. 

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Nunca li nada sobre a Sissi mas este livro parace ser bem interessante!
    Vou anotar a recomendação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Acho que és bem capaz de gostar. A Sissi tem uma vida apaixonante.
      Boa... Fico à espera de uma opinião.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!