sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Opinião | "Olívia" de Catarina Magalhães

Olívia

Classificação: 1 Estrela

A leitura de Olívia foi marcada por altos e baixos, sendo que houve mais baixos que altos. O meu descontentamento para com o livro prende-se com o conteúdo da narrativa. 
No geral, a escrita da autora é cuidada mas, também, é demasiado floreada e cheia de metáforas aborrecidas que não tornam a leitura fluída e atrativa. 
Outro aspeto pouco positivo no livro é as frases e palavras em inglês. Eu consigo ler em inglês, mas há muitas pessoas que não entendem e procuram a literatura em português. Ora ao cruzar-se com um livro com bastantes frases em inglês (apesar de pequenas e simples) pode ser logo um elemento desmotivante da literatura. Isto é ainda mais agravado pela ausência de tradução das ditas frases.

Tendo em conta que, do meu ponto de vista, a autora tem potencial de fazer melhor este livro livro beneficiaria imenso de uma leitura beta antes de ter sido proposto para publicação. Este trabalho de revisão ajudaria a autora a perceber o que funciona ou não para os leitores. 

Em termos de construção da narrativa há também algumas falhas. Acontecimentos que são descritos de forma confusa, pouca explorados e com um carácter demasiado abrupto. Há algumas cenas interessantes e que, se exploradas de outra forma, tornariam a estória bem melhor. 
Sinto a necessidade de uma escrita mais emotiva, com diálogos mais expressivos e realistas (os diálogos são bastante fracos) que nos transportem para a ação narrativa e nos faça sentir parte daquelas personagens e das suas vivências. Precisamos de conteúdo para que nos seja possível visualizar tudo o que se passa naquelas páginas. Para isso, a autora precisa de nos mostras em vez de se limitar a contar aquilo porque Olívia vai passando.

Espero que a autora não desista de nos mostrar mais estórias e mundo por ela criados. Gostaria imenso que autora crescesse profissionalmente fazendo-nos chegar novas personagens e novas vivências.

Nota: Este livro foi-me cedido pela editora em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!