quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Opinião | "Sala de Espera" de Daniel Sampaio

Sala de Espera
Classificação: 5 Estrelas

Fiquei muito contente quando abri o envelope e encontrei este livro à minha espera. Desta vez, a Denise acertou em cheio.
Admiro e tento seguir o trabalho desenvolvido pelo Professor Daniel Sampaio. Identifico-me com as ideias que ele defende acerca da intervenção com família e jovens. Para além disso, acho que ele tem um visão muito clara e bem definida do mundo e daquilo que se vai fazendo (ou não) no nosso país.

Achei muito curioso o título deste livro, Sala de Espera, isto porque, na altura em que recebi formação para o estágio curricular, uma das indicações que nos deram foi que a consulta começa logo na sala de espera onde vamos receber as pessoas. É muito importante a nossa observação inicial. E foi assim, que com este título, muitas memórias foram ativadas (memórias das boas).

Este livro não tem nada de técnico. Aqui podem encontrar um conjunto vasto de reflexões acerca de vários temas. O Professor Daniel Sampaio apresenta-nos a sua visão acerca dos jovens de hoje, dos pais, da desproteção às crianças, da cultura e da atualidade que vai preenchendo os seus dias. Em algumas crónicas ainda somos presenteados com opiniões a livros e filmes que inspiram a vida deste profissional.

É um ótimo livro para sair da rotina de leituras mais densas ou de temas que se tornam um lugar comum nas nossas listas. Qualquer pessoa pode, e deve, ler o livro. Com esta leitura vão pensar e refletir sobre temas que, muitas vezes, nos passam ao lado no nosso quotidiano intenso. De certeza que irão encontrar novas perspetivas para diversos temas. 

4 comentários:

  1. Sabia que irias gostar! Era só uma questão de tempo até te enviar este livro :)
    Concordo com a tua opinião, é um livro que deveria ser lido por toda a gente. É possível que algumas pessoas já tenham lido as crónicas quando foram publicadas no jornal, mas acho interessante estarem compiladas num livro para quem não teve acesso ao jornal (ou para quem, como eu, não lê jornais).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Por acaso ontem descobri as crónicas online, no site do público.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Nunca li nada do professor Daniel Sampaio mas parece bem interessante. Quem sabe se não o leio um dia destes ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Se um dia experimentares, espero que gostes da leitura. O Professor Daniel Sampaio consegue falar de tudo de uma forma muito cativante. Neste livro, por exemplo, até sugestões de filmes e livros tem. Podes ler as crónicas no publico online. :)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!