segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Opinião | "A Lagartixa Manca e o Homem Desempregado" de Ana Luiz

A Lagartixa Manca e o Homem Desempregado

Classificação: 2 Estrelas

No final do ano passado li o conto Ashram desta mesma autora do qual gostei bastante. Por isso, foi com grande expetativa que parti para a leitura deste novo conto.
É um conto pequeno e pouco complexo, porém conseguimos retirar algumas reflexões, nomeadamente: o respeito pela natureza, sabendo apreciá-la nas suas diferentes dimensões; saber valorizar as nossas características mesmo quando elas nos afastam daquilo que é considerado "normal" no mundo que nos rodeia; a descoberta da felicidade nas mais pequenas coisas quando o mundo à nossa volta parece estar a desmoronar-se; e, por fim, a complexidade em torno das relações humanas (neste último ponto a minha reflexão vai para a situação do casal, a pouca cumplicidade e a comunicação que se começa a deteriorar com as situações menos boas da vida).

Apesar de me ter permitido refletir acerca destas questões achei o conto demasiado superficial e com uma narrativa muito rápida. Olhando para o conto anterior que li da autora e comparando-o com este, senti aqui falta de qualquer coisa que revele a verdadeira essência do trabalho da escritora. 

É uma leitura que aconselho, principalmente para quebrar com alguma monotonia causada pelas leituras mais densas e complexas. 

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Não conhecia mas talvez um dia o leia, tal como dizes, para quebrar a monotonia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Acho que fazes bem. Ainda por cima é uma autora portuguesa :) e merece o nosso valor.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!