sábado, 24 de setembro de 2016

A minha experiência com... | Sveva Casati Modignani



Já estava com saudades de pegar nesta rubrica. Ainda só tinha feito uma, mas desde logo que comecei a pensar no/a autor/a para a seguinte e o nome da Sveva foi aquele que surgiu imediatamente na minha cabeça.

Quem é Sveva Casati Modignani?
Sveva Casati Modignani é o pseudónimo de uma escritora italiana que é conhecida pelas suas narrativas envolventes onde se destacam as personagens femininas. Apesar de o género feminino ser o escolhido para assumir o protagonismo, já houve um livro em que ofereceu esse protagonismo a um homem (livro Mister Gregory).

Como é que se iniciou o contacto com esta autora?
Descobri esta autora por acaso. Tinha 17 anos quando, nas férias de Verão, fui até à biblioteca abastecer-me de livros para ler. Cruzei-me com os livros da autora e decidi pegar no livro A cor da paixão. Trouxe o livro para casa, li e posso dizer que foi amor à primeira leitura. Depois deste livro, não descansei enquanto não li todos os livros que a biblioteca tinha dela.

Qual é a minha experiência com a leitura dos livros da Sveva Casati Modignani?
Dos 18 livros até agora publicados em Portugal já li 11. O número de livros publicados irá aumentar já no próximo mês com a publicação de um novo livro.

Aquilo que me apaixona nos livros desta autora é a forma como ela constrói a personagem protagonista e todo o enredo em torno da mesma. Facilmente nos cruzamos com romances apaixonantes, mistérios que nos fazem devorar páginas umas atrás das outras e narrativas coesas que nos mantêm presas às histórias. 

O meu livro preferido até ao momento da autora é Lição de tango. Não tenho opinião aqui no blog, uma vez que foi uma leitura anterior à criação do mesmo. Este livro cativou-me essencialmente pela forma inteligente e emotiva da construção da narrativa. Não posso ir muito mais longe do que isto, pois teria de entrar em pormenores que são verdadeiros spoilers do livro. Um dia pretendo reler este livro apenas para avivar a minha memória acerca das personagens e das reações das mesmas.

Sem qualquer ordem pré-definida, os livros que já li foram:
  • A Siciliana
  • Uma chuva de diamantes
  • O esplendor da vida
  • Lição de tango
  • Baunilha e Chocolate
  • 6 de Abril de '96
  • Qualquer coisa de bom
  • A cor da paixão
  • Feminino Singular
  • O jogo da verdade
  • Um dia naquele Inverno
Não me recordo de todas as histórias. A autora também tem daquelas mais superficiais que não me marcaram o suficiente para permanecerem na minha memória. Contudo, desta lista e para além do livro Lição de tango destaco como meus preferidos A Siciliana (opinião), Uma chuva de diamantes, A cor da paixão e Um dia naquele inverno (opinião). 

Ainda me falta ler...
  • Desesperadamente Giula
  • O Barão
  • A Viela da duquesa
  • Mister Gregory
  • O diabo e a gemada
  • A família Sogliano
  • A vinha do Anjo
Ainda tenho aqui uma boa listinha de livros desta autora para seres descobertos...

Há alguma coisa que gostariam ainda de saber acerca da minha experiência com esta autora?
E vocês? Já leram algum livro? Qual é a vossa opinião acerca de Sveva Casati Modignani?

7 comentários:

  1. Uau, já leste 11 livros da autora?
    Eu ainda não li nenhum, portanto não tenho opinião acerca da escritora! De certeza que há imensos na biblioteca da minha cidade, mas há já algum tempo que não vou lá. Gosto tanto de lá ir, mas tenho cá em casa livros de sobra para ler!
    Nos livros dela, não há uma fórmula (como acontece em muitos outros autores)?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta leitura foi na fase compulsiva da descoberta da autora. Antigamente, quando eu gostava muito de um autor não descansava enquanto não lesse tudo. E como só tinha os livros da biblioteca ainda estava mais limitada, por isso gostava de um autor e lia tudo dela.

      Acho que a fórmula dela, pelo menos nos livros que li, é pegar numa personagem feminina forte e com carisma e levá-la por caminhos muito diversos. Geralmente também aposta muito nas relações familiares. Sei que num dos livros que ainda não li, a personagem principal é um homem e estou com curiosidade para ver como é que a autora conduziu a narrativa em torno de um homem.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Acho que nunca tive assim uma fase de leitura compulsiva de livros de um só autor; costumava sempre variar, exceto se for alguma série de fantasia, nesses casos gosto mais de ler seguido.

      É uma autora que tenho de experimentar em breve :) Talvez quando fizer alguma visita à biblioteca.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Infelizmente não tenho nenhum livro físico da autora...
      Espero que possas experimentar em breve.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Da autora só li o Baunilha e Chocolate e já há muitos anos. No entanto a minha mãe adora os livros da Sveva e tenho conseguido comprar alguns bem baratinhos. Acho que ela já tem uns 13 ou 14 livros e já os leu todos. Tenho que os ler um dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      A tua mãe tem bom gosto :). Ufa, isso são muitos livros (em segunda mão ou em promoções é fácil conseguir).
      "Baunilha e Chocolate" foi dos primeiros que li e gostei. Dados os teus gostos, acho que deves começar pela "A Siciliana". Aguardo, um dia, ter uma opinião tua sobre alguma obra da autora.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Dei-lhe o meu, e já tinha outro há uns bons anos. Os outros fui comprando mais recente e tudo em segunda mão, à volta dos 5€ =)
      Obrigada pela sugestão e por acaso a minha mãe tem esse =)
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!