quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Opinião | "A livraria" de Penelope Fitzgerald

A Livraria
Classificação: 1 Estrela

A livraria é o primeiro livro que leio da autora Penelope Fitzgerald e foi uma das minhas piores leituras até ao momento.

Vai ser muito complicado escrever uma opinião, porque são poucas as recordações que tenho da história. Sei que ocorreram alguns conflitos, há um problema inicial que condiciona o livro e há a solução final. Isto deve-se ao facto de ser um livro muito confuso, aborrecido e desinteressante. 
A relação difícil com este livro advém das suas características da narrativa e da forma como está escrito. Assim, somos confrontados com uma escrita pouco cativante aliada a uma narrativa pouco empolgante.

Do meu ponto de vista, mudando a forma de escrever e criando mais situações de interesse e conflito, o livro poderia tornar-se mais apelativo. 
Para além disso, a autora deveria recorrer a uma escrita que mostrasse mais o que acontecia na vida exterior e interior das personagens, em vez de se limitar apenas a contar o que se ia passado. As personagens também mereciam uma maior caracterização.

É um livro que facilmente se apagará da minha memória. Não me marcou e não compreendo o facto de ele ter sido vencedor de um prémio. É um livro muito fraco em todos os elementos que compõem a história do livro. 

Quem tiver uma visão diferentes, por favor, partilhe. Gosto de conhecer outros pontos de vista. 

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Que pena que não tenha sido um livro que te agradasse, ainda mais sendo um livro relacionado com livros. Confesso que já tinha visto o livro mas, que me lembre, não vi opiniões e agora acho que não será um livro que vá ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      De facto, foi um livro que me custou imenso ler. E é como dizes, ainda mais sendo um livro que fala de livros.
      Que não seja pela minha opinião. Somos todos diferentes e gostamos de coisas diferentes. Se sentires que lhe dever dar uma oportunidade, força com isso.
      Beijinhos
      Silvana

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!