sábado, 28 de maio de 2016

TAG | Opiniões Impopulares


Vi esta tag no blog da Tita, O prazer das coisas, e fiquei com vontade de lhe responder.  
Foi criada por The book archer e traduzida por Palavras Radioactivas.

Categorias
1. Um livro ou uma série popular que você não gostou.
As cinquenta sombras de Grey de E. L. James.  
Estes livros deram imenso que falar. Muita gente os leu, viu o filme. É uma série adorada por muitos e odiada por outros tantos.
Eu não gostei. Uma leitura demasiado ligeira, numa escrita pouco criativa e nada interessante. Entretém, mas ao fim de algum tempo são poucas as coisas que retemos na nossa memória.
Acho que é uma série que está num nível demasiado básico para agradar a leitores mais experientes.

2. Um livro ou uma série popular que todos parecem odiar, mas você adora.
Aparição de Vergílio Ferreira
Aparição
A maior parte das pessoas que conheço e com quem falo sobre livros não olha para este livro de forma muito positiva.
Eu adorei lê-lo no secundário. Acho que para tal muito contribuiu a leitura orientada do meu professor de português. Mas foi um livro que me marcou pelas reflexões filosóficas a ele associadas. 
Gostava de o reler, mas ao mesmo tempo começo a ficar com medo de deixar de gostar tanto dele. Primeiro, porque já perdi um  bocadinho daquela miúda idealista que me acompanhava à onze anos atrás e, em segundo, porque me falar a visão sábia de alguém mais experiente em análise literárias que me faça voar mais fundo nas palavras.

3. Um triângulo amoroso em que o personagem principal terminou com a pessoa que você não queria que terminasse.
As gotas de um beijo de Carina Rosa
As Gotas de um Beijo
Aqui vou repetir a escolha da Tita, mas é mesmo este o primeiro livro que me vem à cabeça. Neste livro temos um triângulo amoroso entre Diana, David e Laura. David não terminou com a mulher com quem eu estava a torcer, mas compreendi as razões da autora para não o fazer. 
Apesar de tudo, acho que foi um triângulo amoroso bem conseguido.

4. Um género literário popular que você raramente deseja.
O género fantástico. Não sou fã de fantasia, aborrecem-me os livros deste género e, em muitos casos, não consigo retirar prazer na leitura. Há exceções, mas ainda não consegui definir como é que deve ser um livro de fantasia para conseguir encaixar nos meus padrões.

5. Um personagem popular ou amado pela maioria do qual você não gosta.
Harry Potter

Muita gente me vai crucificar por esta minha escolha, mas é a minha opinião e vale o que vale. 
Eu só li o primeiro volume da série e embirrei logo com o rapaz. Não o acho corajoso, inteligente e destemido como a autora o quer fazer parecer. Acho que lhe falta o carisma de uma estrela, a coragem de um criança que passou por uma vida difícil e a curiosidade e perspicácia que só as crianças conseguem ter. 

6. Um autor popular com o qual você não consegue se dar bem.
John Green
Só li o livro A culpa e das estrelas e fiquei sem vontade de ler mais livros do autor. Ainda quero tentar ler pelo menos mais um para confirmar esta minha ideia formada acerca do trabalho deste autor.

7. Um enredo popular em livros que você está cansado de ver.
A da raparinha frágil que conquista um homem super bonito e interessante, os "Bad boys" e os triângulos amorosos.

8. Uma série popular que você não tem interesse em ler.
Série Eragon de Christopher Paolini
Ainda comecei a ler o primeiro volume da série, mas ao fim de sessenta e poucas páginas, desisti. Não são livro para mim.

9. O ditado diz “O livro é sempre melhor do que o filme”, mas qual adaptação para filme ou série de TV você prefere mais que o livro?
O véu pintado de Somerset Maugham
Tive muita dificuldade em conseguir terminar o livro, mas o filme é daqueles que fará parte dos preferidos de sempre. Um filme para rever e me emocionar. 

6 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Gostei muito de ver as tuas respostas. Também não gostei da "Cinquenta Sombras de Grey".
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      "As Cinquenta Sombras de Grey" estão longe de ser consensuais. :)

      Obrigada.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Gostei muito das tuas respostas.
    E realmente as 50 sombras não valem nadinha de nada. E eu ainda perdi tempo a ler o segundo livro para ver se aquilo melhorava. Mas não!
    Tu gostas d'A Aparição?! =O Acho que és a segunda pessoa, que ao longo destes anos, que conheço que gostou do livro.
    Olha o livro da Carina ;) Pois é, também percebo a escolha da autora, mas realmente preferia a outra personagem.
    E olha que não és a única que embirra com o Harry Potter, conheço quem também não goste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Obrigada.
      Eu ainda li os três. Aquilo entretém, mas não vale nada de nada.
      Gosto :). Mas acho que o entusiasmo do meu professor de português ajudou. É um livro que eu quero reler para ver se mantenho o mesmo nível de interesse e gosto pelo livro.
      Pois... Não mandamos nas opções dos escritores.
      Já me sinto melhor =) É que sempre fui uma sacrificada por não sentir interesse nos livros e, depois de ler o primeiro, não simpatizar com o Harry Potter.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Vou levar esta também =P

    "A da raparinha frágil que conquista um homem super bonito e interessante, os "Bad boys" e os triângulos amorosos." Mesmo!! D: seca!!

    Deixa lá que apesar de ser super fã da saga "Harry Potter", relativamente ao Harry em si nunca apreciei por ai além, e gosto muito mais de outras personagens.... Só mesmo para os últimos livros é que lá o fui apreciando um pouquinho mais... E mesmo assim... Então se formos a falar dos filmes, se eu já não apreciava o Harry do livro, com aquele actor que não lhe acho piada mesmo nenhuma então ai é que não gosto mesmo nada :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes tu muito bem :)

      Sim, uma seca do pior se não forem bem desenvolvidos.

      Até me sinto um bocadinho melhor. Para quem gosta da série, o Harry é visto como um herói. :)

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!