sábado, 7 de maio de 2016

Opinião | "O Espião Português" de Nuno Nepomuceno (Freelancer #1)

O Espião Português
Classificação: 3 Estrelas

O livro O espião português estava na minha estante há muito tempo. Em 2013, ganhei-o num passatempo e desde aí tem estado na estante à espera de vez.
Comecei a leitura sem grandes expetativas. Apesar de ter lido diferentes opiniões acerca do livro, não sabia muito bem o que esperar. Fui com a cabeça livre e aberta para aceitar a história que aquelas páginas tinham para me oferecer.

No geral gostei da história e das personagens. Porém, há alguns aspetos que não foram bem abordados, existem algumas incongruências e personalidades que na minha opinião não estão muito bem conseguidas.

André é a personagem central deste livro. Ele é o nosso espião português ao serviço de uma agência internacional. Gostei de algumas coisas no André, mas outras não fazem muito sentido tendo em conta os desafios que a sua profissão o obriga a enfrentar. Sendo um agente especial, quase de certeza que deve ter de passar por uma bateria de avaliações psicológicas, para além de todas as outras que iam aparecendo no livro. Neste sentido, André teria que nos ter sido apresentado como alguém forte, psicologicamente saudável e resiliente e que, apesar de ser uma pessoa sensível, sabe lidar melhor com as emoções negativas que a vida nos apresenta. Porém, André mostrou-se fraco na forma como lidou com a sua relação com Mariana. Questiono-me como é que deixam uma pessoa assumir missões especiais e que envolvem risco quando se encontra em notória vulnerabilidade emocional. Não há congruência entre a vida de André e a forma como ele se comporta e lida com as suas situações pessoais. Cheguei a achá-lo infantil e imaturo, principalmente no fim do livro.

O segredo que acompanha grande parte do livro e que envolve o André é fácil de deduzir a  partir de certa altura do livro. Contudo, o facto de ter deduzido não atrapalhou o meu interesse pela leitura. Continuei curiosa em relação à forma de como as coisas iriam acontecer.
Os acontecimentos chave foram surgindo e em algumas situações, o autor não deixou crescer o conflito. Esgotava-o sem explorar as suas enormes potencialidades.

Relativamente às outras personagens só aponto o dedo a Diogo. Aquela revelação final não era necessária, não faz muito sentido e não acrescenta grande relevância à história. Esta situação deu-me a sensação que o autor queria introduzir mais assuntos no livro. Mas não acho que isso seja algo que valorize um livro ou uma histórias. É importante ter menos assuntos, mas eles serem bem explorados.

Ao longo da narrativa também surgem incongruências, nomeadamente com a linha temporal do relacionamento com Mariana e com os contornos de um novo emprego que anda a seduzir André.
A escrita do livro é simples, mas tem frases demasiado curtas. Em certas passagens senti como se estivesse a ler recados. Uso o constante de frases com uma, duas palavras torna a leitura pouco fluída.

Este é um primeiro livro de um série. Fiquei com curiosidade de saber o que vai acontecer. Apesar de algumas falhas, conseguimos perceber que há potencial e criatividade.

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Tenho muita curiosidade nesta trilogia mas ainda não me decidi =P
    Gostei bastante da tua opinião e agora, caso os leia, já vou preparada para encontrar algumas falhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Então, acho que te devias decidir pela leitura. Apesar de não ser um livro perfeito, consegue manter a sua função de entreter. Por isso, se o tiveres aproveita. Se não o tiveres, eu posso emprestar :).
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!