terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Top Ten Tuesday | Espaços Históricos Literários


Esta semana voltei para responder a mais um top ten tuesday. Hoje somos convidados a olhar para o passado ou para o futuro dos universos literários criados pelos autores. Eu escolhi olhar para o passado, porque as minhas leituras são mais abundastes nos espaços históricos do que futuristas. Assim, vou escolher 10 épocas históricas que eu gosto e onde gostaria de ter vivido.

Inícios do século XX retratos do livro Rosas de Leila Meacham
Rosas
Este livro abarcar uma dimensão temporal muito distendida no tempo, mas eu gostava muito de conhecer e viver durante os inícios do século XX.

Os loucos anos 20 retratados no livro Um rapariga dos anos 20 de Sophia Kinsella
Uma Rapariga dos Anos 20 
Sadie, tia de Lara, é uma mulher que nos mostra como é viver numa das épocas mais intensas da Europa e que agitou toda a gente. É das épocas pelas quais mais fascínio tenho. Talvez, numa outra vida, eu própria tenha sido uma rapariga dos anos 20 (talvez louca para contrastar com a minha pouca loucura no presente)

Início de século XIX retrato na série Bridgertons de Julia Quinn

Gosto dos vestidos, dos bailes divertidos e de todo o romantismo que se cria na série. Não sei se na realidade é assim (provavelmente não), mas ficamos sempre com aquele gostinho do "Como seria se eu estivesse ali?"

O período retratado na série Sevenwaters de Juliet Marillier
A magia que emana daquelas florestas não deixa ninguém indiferente. 

Século XIX pela mãos de Jane Austen no livro Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito
Temos o mesmo período da Julia Quinn, mas com um toque mais formal e, na minha opinião, mais próximo daquilo que de facto acontecia na sociedade destas alturas. 

Finais dos anos 30, inícios dos anos 40 do século XX retratados no livro O grande amor da minha vida de Paullina Simons
O Grande Amor da Minha Vida (O Cavaleiro de Bronze, #1)
Não é masoquismo... É mais aquela vontade mórbida de sentir aquilo que se sente num país gelado e em guerra. Porém, penso que, nesta época os verdadeiros sentimentos são olhados e vividos de forma mais intensa. 

1974, Portugal, parcialmente retratado no livro O último ano em Luanda de Tiago Rebelo
O Último Ano em Luanda
Neste livro somos mais confrontados com aquilo que se passa em Angola nesta época tão conturbada. para Portugal. No meu caso em particular gostava de ter vivo o 25 de Abril em Lisboa... O meu pai conta algumas histórias, porém sabe muito pouco porque estava longe de Lisboa e a informação custava a chegar até cá. Foi um tempo de afirmação, de lutas, de conquistas... Acho uma época inspiradora. 

Pós 2ª Guerra Mundial retratado no livro Alexander de Paullina Simons
Alexander (The Bronze Horseman #2.5 ) 
Uma época de recomeços e esperanças... Estou a precisar disso...

Paris no tempo das Revoluções Francesas, época retratada no livro O vestido cor de pêssego de R. A. Stival
O Vestido Cor de Pêssego 

Isto advém do meu fascínio pela cidade de Paria... 

Século XII retratado no livro O nó do amor de Elizabeth Chadwick
O Nó do Amor
Pelo ambiente, pela forma de vestir e de viver...

E vocês, em que época gostariam de ter vivido?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!