quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Opinião | "A trança de Inês" de Rosa Lobato de Faria

A Trança de Inês
Classificação: 3 estrelas

A trança de Inês foi o segundo livro que li de Rosa Lobato de Faria. Eu gostei muito do primeiro livro que li. Adorei a escrita e a história que nos foi oferecida. Desde essa altura que fiquei com vontade de ler mais obras desta autora portuguesa. 

Em comparação com o livro anterior, não gostei tanto deste. Continuei a gostar da escrita da autora, mas a história foi confusa para mim. 
A trança de Inês  traz-nos a história de um Pedro e de uma Inês do passado (que tem como base o romance histórico de Pedro e de Inês), do presente (finais de séc. XX) e do futuro (séc. XXII). Este entrelaçar de épocas baralhou-me as ideias e foi difícil perceber e entender tudo. Em alguns momentos senti-me perdida no tempo. Apesar desta minha dificuldade reconheço que é um ponto de originalidade no livro. 

Foram duas as interpretações que tirei deste entrelaçar de épocas. Se por um lado, pareceu-me que Pedro e Inês estavam em sucessivas reencarnações. Por outro, pensei que o Pedro do presente foi invadido com algum tipo de loucura proveniente de um desgosto de amor com  a sua Inês e que o levava a ter alucinações com um passado e um presente onde uma história de amor entre um Pedro e uma Inês se entrelaçava com o seu desgosto. 

Apesar de não ter sido uma leitura fácil, de me sentir confusa e de me ter sido difícil encontrar no meio de tantas viagens no tempo, continuo a admirar o estilo de escrita de Rosa Lobato de Faria e recomendo a sua leitura. Espero, em breve, conseguir ler mais alguma obra desta escritora para conseguir definir mais claramente a minha relação com os livros desta escritora.

2 comentários:

  1. Olá Silvana,
    Ainda só li um livro da autora e gostei muito da sua escrita, embora não tanto da história.
    Por isso quero ler mais.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Foi um bocadinho o que me aconteceu com este... Gostei da escrita, mas a história não me encantou.
      Espero que tenhas oportunidade de ler outras obras da autora e fiques a gostar mais.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!