domingo, 17 de janeiro de 2016

Opinião | "Pandora não gosta de ler" de Patrícia Morais

Pandora Não Gosta de Ler
Classificação: 1 estrela

No dia em que decido baixar o conto Um Natal Assombrado de Patrícia Morais, deparo-me com o facto de ela estar a publicar um novo conto. Assim, fiz download dos dois e li-os logo de seguida.

Pandora não gosta de ler é um conto que nos tenta mostrar como fazer com que uma criança goste de ler. Eu escrevi "tenta" porque, na minha opinião a forma como a autora abordou a questão não me convenceu. Fiquei com a sensação de que tudo o que foi acontecendo para que Pandora se aproximasse dos livros foi forçado e pouco natural. Ao longo da leitura senti que Pandora foi intencionalmente empurrada para os livros e isso acaba por perder toda a magia que poderia ser possível associar a este conto.

Para além disso, acho que a melhoria da relação de Pandora com os livros não foi explorada da forma mais eficaz. Eu não associaria aquilo que lhe aconteceu à vontade de ler livros. Não há uma relação direta entre palavras e histórias e situação de imaginário com que ela foi confrontada. 

Penso que a premissa que dá origem a este conto é muito interessante e se autora a explorasse de uma forma mais coerente e cativante poderia ter-nos oferecido um conto muito mais interessante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!