quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Balanço literário 2015


O ano está a terminar e como já vem sendo hábito eu gosto de fazer um balanço do meu ano em termos de leituras. 

Os desafios?
Para 2015 tinha delineado 4 desafios.
Consegui cumprir apenas os dois primeiros.
Em 2015 consegui ultrapassar a meta dos 30 livros. Tem muitos contos pelo meio, mas mesmo assim consegui chegar aos 59 livros como podem ver aqui. Mais à frente irei esmiuçar estes números.

Português no feminino foi um desafio criado por mim e pela Marta. Adorei fazer o desafio e fique muito contente por ter conseguido completá-lo. Aqui fica a minha tabela, muito bem preenchida. 

Os outros dois desafios foram um verdadeiro falhanço (podem ver clicando no nome em cima em que situação terminaram). 

O Empréstimo Surpresa
Este é um projeto que tenho em conjunto com a Denise do blog Quando se abre um livro. Tem sido excelente esta partilha de livros. É muito engraçado estar na espetativa do que a outra pessoa nos enviou. Por vezes, as reações eram dignar de um filme. Eu e a Denise estamos a delinear um post para fazer um balanço pormenorizado de como correu o projeto ao longo de 2015. 
Será para continuar em 2016.

Leituras Beta
Este ano fiz beta-reading para apenas duas escritores: a Carina Rosa e a Célia Loureiro. 
Eu adoro estas experiências e foi um prazer trabalhar para estas duas escritores. 
Para elas, desejo um ano de 2016 cheio de sucessos literários.

Um olhar pelos livros...

Então ao longo deste ano li 60 livros. Destes 60, 24 foram de autores nacionais.
Não consigo definir um mês em que li mais. Acho que foi mais ou menos equilibrado. Dezembro, apesar de ter muitas leituras, grande parte são contos.
31 foi o número de novos autores que li.
O livro com mais páginas que li foi As cinquenta sombras livre com 621 páginas.
Em 2015 li um total de 16335 páginas.
Em 2015 não comprei livro para a minha estante. Aqueles que li foram da biblioteca, empréstimos, ofertas e compras de anos anteriores. Podem ver a minha conta poupança aqui.

Os 5 melhores leituras
RosasA Sombra do VentoEm Parte IncertaTatiana  (The Bronze Horseman, #2)Peripécias do Coração (Bridgertons, #2)

Os 5 piores leituras
Reflexos num olho douradoEscrito nas EstrelasO ano em que não ia haver verãoA Última Ceia - Um Conto de Terror NatalícioAs Cinquenta Sombras Livre

2 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste do A sombra do vento e do Em parte incerta :) Por acaso tenho o Reflexos num olho dourado na minha lista de compras (para um dia) mas agora até fiquei de pé atrás :P
    Acho o vosso desafio do Empréstimo surpresa uma ideia muito engraçado...vou estar atenta ao vosso post de balanço :)
    Ainda leste muitos autores portugueses..eu este ano fui uma miséria nesse departamento.

    Boas leituras para 2016 Silvana
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram bons livros :).
      Eu não gostei muito do "Reflexos num olho dourado". Achei o livro aborrecido. Custou-me imenso a ler. Mas espero que gostes!
      É por acaso um desafio muito bom... É o único que vou levar para 2016. Vou fazer o do Goodreads, mas não me vou meter em mais nenhum! Não tenho motivação para isso.
      Sim, li. Este ano quero ler ainda mais. Vamos ver se consigo.

      Obrigada, Catarina!
      Boas leituras também para ti.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!