domingo, 6 de setembro de 2015

Opinião | As cinquenta sombras livre (Fifty Shades #3)


As Cinquenta Sombras Livre

Autora: E. L. James
Ano: 2012
Número de páginas: 621 páginas
Classificação: 1 Estrelas
Sinopse: Aqui

Opinião
Não tenho muito a dizer sobre este terceiro livro da série. Para mim, o pior de todos eles. Mais uma vez a autora demonstra como uma má escrita pode arruinar uma história que poderia ter algum potencial.

Cinquenta sombras livre foi o livro mais pornográfico dos três, onde as cenas de sexo surgem ao virar de cada página. Para mim, muitas dessas cenas não têm qualquer valor erótico ou sensual, afigurando-se em alguns casos, um pouco nojentas. 

Mais uma vez assistimos a um vocabulário muito reduzido. Não evolui muitos nos diálogos nem nas descrições que fazem parte do livro. 
E. L. James conseguiu arruinar toda a complexidade e obscuridade da personalidade do Mr. Grey. 
Christian tinha potencial, caso fosse devidamente explorado, mas talvez a pouca inteligência de Anastasia o tenha influenciado negativamente,
Anastasia é exasperante! É das personagens mais ocas do mundo literário com quem eu já me cruzei. Todos os seus comportamentos e atitudes são de revirar os olhos. Mas pronto, acalenta o sonho de muitas mulheres e leva-o a peito: conseguir mudar os homens.

Uma coisa que me enerva bastante é quando Christian e Anastasia tentam conversar sobre qualquer outra coisa que não sexo. Porém, o único sítio onde essas conversas os levam é ao sexo. Não conseguem manter um assunto, nem esgotá-lo pois, antes disso, já Anastasia está algemada e prestes a obedecer ao seu senhor. Sim, porque mesmo quando ela procura assumir o controlo das coisas é ridículo porque nada nela transparece uma mulher forte, confiante e carismática. Ela é totalmente submissa ao desejo que sente pelo Mr. Grey. 

Acho que o final não poderia ter sido diferente daquele que nos foi apresentado, tendo em conta a previsibilidade da autora. Não houve surpresa nem entusiasmo. 

Agora iremos poder ler toda a história sobre a perspectiva de Grey. Até poderia ser interessante, mas ter elementos repetitivos e tendo em conta as falhas da autora o livro talvez fique arruinado. 

4 comentários:

  1. Olá Silvana
    Acho que foste corajosa por teres lido os 3 livros. Eu já não consegui ler este último, achei tudo muito fraco. E a Anastasia é tão mas tão irritante.
    Que venham melhores leituras =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Obrigada, mas não penses assim. Sabes, eu às vezes tenho necessidade de ler estas coisas muito, muito superficiais só para o meu cérebro desligar, entendes?
      Sim, ela é horrível. Tenho imensa pena de Grey não ser bem explorado. No fundo, é triste a história não ser bem escrita.
      Sim, venham elas.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Silvana,
    Apesar de não ter completado esta trilogia concordo plenamente contigo. Li apenas o primeiro livro e não consegui ler mais. Precisamente pelos mesmos motivos. Diálogos pobres e muito fracos. E nas personagens não vale a pena falar. Não gostei mesmo nada. Não é uma leitura para mim.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura!
      Sim, os livros são maus... Mas eu precisava disto nestes dias. Algo que não me fizesse pensar muito.
      Tenho pena que a história tenha sido demasiado mal aproveitada.
      Beijinhos e boas leituras também para ti.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!