segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Opinião | Alexander (O Cavaleiro de Bronze #2.5)


Alexander (The Bronze Horseman #2.5 )



Autora: Paullina Simons
Ano: 2014
Número de páginas: 224 páginas
Classificação: 5 Estrelas
Sinopse: Aqui

Opinião
Muitas foram as histórias de amor que me passaram pelas mãos através das páginas dos livros, mas nenhuma me tocou tanto como a de Tatiana e Alexander. É tudo tão intenso, tão profundo, tão complexo que é difícil não nos sentirmos invadidos por sentimentos tão diferentes que quase nos asfixiam os sentidos. No fim da leitura deste livro senti um vazio terrível, porque tive de me despedir das personagens e de um cenário marcante.

É óbvio que esta parte fazia todo o sentido estar encaixada no livro anteriormente publicado. Há uma quebra narrativa entre os dois que não favorece a leitura. Porém, os sentimentos a ela associados não se perdem.

É muito complicado falar o que quer seja acerca deste livro sem entrar em spoilers. No fundo, é o culminar de um conjunto de situações que vamos acompanhando no segundo livro e que acompanham o momento histórico do final da Segunda Guerra Mundial.

O final da Segunda Guerra Mundial foi um período muito conturbado e onde uma paz frágil pairava sobre o mundo... Muitos desafios, muitos ódios de estimação continuavam acessos entre os países, mas Tatiana e Alexander conseguiram ter a garra suficiente para viver para além de tudo aquilo que era mau e ainda pairava em redor deles.

Achei interessante, embora que de forma ligeira, a descrição dos terrores da Guerra que preenchiam o mundo de Alexander. Penso que este aspeto esteja mais aprofundando no terceiro volume que não será publicado em Portugal (mas que eu pretendo ler em Espanhol) é muito interessante verificar as cicatrizes psicológicas que cenários de extrema violência deixam naqueles que por eles passam. E tendo em conta a complexidade da personalidade de Alexander, o resultado deverá ser bastante interessante em termos de análise.

É uma história que vai deixar saudades... Mexe com os nossos sentimentos ao ponto de não sabermos muito bem como explicar o impacto que a leitura destes livros tem sobre nós próprios. A autora, recorrendo a uma mestria impressionante, articula descrições sobre diversas cidades, aborda elementos históricos e ainda consegue encaixar uma história de amor bela, intensa e inesquecível.
Está é uma série que nunca vou deixar sair da minha vida. Serão livros que levarei comigo, porque sei que quero reler partes ou na sua totalidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!