sábado, 1 de agosto de 2015

TAG | Doces Livros e Docinho



Esta TAG foi-me passada pela querida Mistery do blog The Mistery's Garden. E como já foi à imenso tempo, achei que estava mais que na hora de responder. Como estou sem paciência para criar imagens, vou usar as da Mistery.

Esta é a TAG indicada para mim. Motivo: adoro doces e livros.
Confesso-me um gulosa assumida. Onde me cheira a "açúcar" sou pior que as formigas. Gosto de quase tudo o que seja doce e adoro cozinhar sobremesas. Portanto nada melhor que uma TAG que junte dois gostos que me preenchem (já nem vou falar no quanto gosto de livros que é para não aborrecer).

Citando a Mistery...
[Esta Tag] é composta por 12 sobremesas e snacks açucarados, cujas características associei aos nossos livros mais doces e aos não tão doces assim - ou aos excessivamente doces que os tornaram a leitura a mais insuportável de todas! Inclui também mais três perguntinhas extra relacionadas com doces tipicamente portugueses. Enfim... que me dizem a um doce?


Chocolate
Um livro tão, mas tão bom que preferiste avançar calmamente na sua leitura só para aproveitar cada página


Já me cruzei com leituras tão boas, mas tão boas que chegavam a ser melhores do que comer chocolate. Porém, eu tenho um grande problema com estas leituras. Quando estou a gostar muito, muito é quando tenho vontade de ler mais compulsivamente. Apesar desta minha característica lembro-me de um livro que eu li de forma mais arrastada só para "poupar" a leitura. Esse livro foi Sonhos Proibidos de Lesley Pearse. Simplesmente adorei o livro e estava a gostar tanto que não queria que ele chegasse ao fim muito depressa.


Cupcake
Um livro cuja parte inicial consideras ser a melhor (a parte do meio e/ou a final não precisam necessariamente de ser "más")



O livro Desaparecida de Katy Garden tem um início que prende logo o leitor. Em livros deste género é muito importante começar de forma misteriosa e envolvente. Todo o livro em si, é bom, mas esta parte inicial é fundamental para que tudo o que vem em seguida faça sentido. 


Bolo
Um livro que misturou vários géneros literários e se tornou numa combinação deliciosa.



Para esta categoria, o livro que me salta logo à memória foi aquele que me fez olhar para a fantasia com outros olhos. 
A filha da floresta de Juliet Marillier junta, fantasia, contos de fadas, mistério, aventura, romance, história, mitologia... É um livro que adorei ler e que já me fez ler outros livros da escritora. 


Algodão Doce
Um livro tão doce que enjoa


Aqui estou como a Mistery e não consigo identificar nenhum livro que me tenha enjoado ao longo da leitura. Mas tal como ela, este enjoo começa a acontecer com o autor Nicholas Sparks. Já não consigo ler livros dele com a mesma paixão e entusiasmo do que há uns anos atrás. Comecei a aborrecer-me com as histórias e com a intensidade dramática aborrecida que ele começa a dar-lhe. Ao pegar num livro dele é sentir que vamos ler mais do mesmo... Falta-lhe inovação!!

Gomas
Um livro que toda a gente gosta & A tua leitura atual (ninguém compra só uma goma, pois não ;) )


Tenho dificuldade em eleger um livro que seja consensual à maioria das pessoas. Poderia dizer o mesmo que identifiquei na categoria "Bolo", porque, de facto, A filha da floresta é um livro que muita gente gosta. Para não repetir, escolho um da mesma série, neste caso O filho das sombras. Até ao momento foi o meu livro preferido da série e tem uma cotação de 4.32 no goodreads, o que me parece indicativo de livro que agrada a muitas pessoas.  

Neste momento vou iniciar a leitura do livro O cirurgião de Tess  Gerritsen. 


Gelado
Um livro suave, com uma narrativa suave e uma escrita suave. Uma leitura suave.



Para esta categoria, vou indicar o livro Crónica de Paixões e Caprichos de Julia Quinn. É um livro muito leve, divertido e com uma história muito leve e suave.


Macarons
Um livro que toda a gente já leu menos tu. 


Há duas séries que toda a gente fala e muita gente já leu e eu ainda não peguei porque nunca senti muita vontade de ler. São elas: Harry Potter e A Guerra dos Tronos. Pela primeira, não tenho qualquer interesse, nem nunca tive. Em relação à A Guerra dos Tronos a minha curiosidade começa a surgir e um dia ainda me agarre a esses livros.


Pipocas
Um livro que, na tua opinião, daria um excelente filme (nada de batota neste, pessoal, sabem o que eu quero dizer!)


Sem dúvida, o livro que eu acabei de ler. Rosas de Leila Meacham daria um excelente filme... Ou ainda melhor uma série para contar a história dos Toliver, Warwick e DuMont. Seria de prender os espectadores ao ecrã.


Twix, Lion e outras barras de chocolate
Um livro que trás muito pouco para o preço que pagaste (interpretação livre)



Eu compro poucos livros e aqueles que compro é sempre em promoções ou em segunda mão, por isso não consigo encaixar aqui nenhum. 


Cheesecake
Um livro frio (interpretação livre)


Messias de Boris Starling é um livro cru, duro, cruel e frio. Um policial onde não existe espaço para sentimentalismos. É o crime e a morte no seu melhor.


Crepe
Um livro que precisava de "recheio" para se tornar bom ou ainda melhor


Amar em francês de Ellen Sussman. Um pouco mais de conteúdo e desenvolvimento de uma parte da história tornaria o livro mais interessante.


Maçãs Caramelizadas
Qual o livro mais romântico da tua estante?


Dias de Ouro de Jude Deveraux. É um romance tão querido e apaixonante que arranca alguns suspiros.


EXTRAS - Doces Portugueses:
Ovos Moles de AveiroUm livro com uma capa neutra e sem vida, mas cujo interior seja bastante agradável


Histórias da Terra e do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen. A capa não é nada de especial, mas tem no seu interior um conjunto de histórias muito agradável. 



Pão-de-Ló
Um livro cuja desilusão foi tanta que até custou a engolir


Romeu e Julieta de William Shakespeare. Estava à espera de ficar mais encantada com o livro, mas tal não aconteceu. 


Pastel de Nata
Um livro pequeno, mas que te diz muito (interpretação livre)


O cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen. É um livro que me transporta para uma das épocas do ano que mais gosto: o Natal. É uma história muito bonita que se entrelaça com outras histórias igualmente bonitas. Um livro que quero reler.

8 comentários:

  1. Obrigada por responderes!
    Tenho muito curiosidade para ler Lesley Pearse, aliás, tenho o "Segue o Coração - Não Olhes Para Trás" cá em casa, mas estou a guardá-lo para a altura certa.
    Gosto imenso da capa de "Crónica de Paixões e Caprichos" e das dos livros que o seguem. São edições tão lindas e parecem ser histórias adoráveis. :)
    Também não tinha curiosidade nenhuma de ler Harry Potter, até porque feitiçaria não faz o meu género, mas depois li "Um Morte Súbita", da mesma autora, que me impressionou imenso! Aí dei uma oportunidade aos dois primeiros livros e até gostei mais do que estava à espera.
    Gostei muito de ler as tuas respostas!
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de quê!
      Eu gosto de responder a estas coisas, o problema é que nem sempre há tempo.
      A-DO-RO o "Segue o coração - Não olhes para trás", é dos meus preferidos da autora.
      Eu apenas li o primeiro da série da Julia Quinn e gostei bastante.
      Eu tenho curiosidade em relação ao "Uma morte súbita", agora o Harry Potter, não me diz mesmo nada.
      Obrigada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. COMO?!?!? TU NUNCA LESTE NENHUM LIVRO DO HARRY POTTER?!?!? NEM QUERES? Pronto, é agora. Vou banir-te do resto da minha vida... Não pode haver compatibilidade depois disto... xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh!!! Não faças isso... Temos que respeitar a diversidade.

      Eliminar
    2. Como poderei viver agora sabendo isto? Oh, o mundo está acabado! *atenção que eu aqui dei numa de maluquinha - que eu não sou (hum hum...)* xD

      Eliminar
    3. Podes continuar a viver, descansada! Seremos sempre as mesmas pessoas independentemente daquilo que lemos ;).
      Eu percebi a ideia.

      Eliminar
    4. Sabe bem aparvalhar um bocadinho (só) de vez em quando :P
      Enfim, fico triste que o meu adorado HP nunca te tenha chamado a atenção, mas pronto, respeito. ☺
      Beijinho

      Eliminar
    5. Pois sabe :). Principalmente quando estamos demasiado absorvidos com coisas chatas :).
      Acho que tem muito que ver com os nossos interesses e gostos pessoais.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!