quarta-feira, 29 de julho de 2015

Opinião | Prisão de Gelo


Prisão de gelo

Autora: Ana Ferreira
Ano: 2015
Número de páginas: 18 páginas (ebook)
Classificação: 2 Estrelas
Sinopse: Aqui

Opinião
O tempo por estes lados é escasso, por isso para o desafio Português no Feminino deste mês decidi voltar aos contos.
Desta vez escolhi ler um conto cuja capa me saltou à vista assim que me cruzei com ela no Goodreads. 

Prisão de Gelo é um conto pequeno, de rápida leitura e com um conteúdo bastante denso que apela À reflexão do leitor. Por mero acaso, o livro aborda uma temática recentemente discutida numa das aulas de doutoramento, ou seja, a forma como a sociedade encara a diferenças, a homossexualidade e as questões de igualdade de género. 
Até à versão de 1980 da DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais), a homossexualidade era considerada uma distúrbio mental. Por esta razão, acho que o conto é muito propositado e gostei bastante da forma como a questão do preconceito foi abordado. 

Foi um conto que eu gostei de ler. Gostei da Berta e da forma como ela se expôs em palavras.
Eu consigo olhar para este conto como uma metáfora da actualidade. Apesar da homossexualidade já fazer parte do quotidiano português, muita gente, principalmente nos meios mais pequenos, ainda é alvo de muito preconceito. E nestes locais, onde o preconceito está muito enraizados, aqueles que são homossexuais vivem na sua própria prisão de gelo em que muitas vezes têm de lá guardar o seu amor para poderem experimentar um pouco de liberdade. Uma liberdade artificial porque muitos deles têm de ficar aprisionados. 

O conto conseguiu transmitir os sentimentos de Berta e mostrou de forma muito clara o que é ser diferente num mundo onde se consideram iguais. Mostrou também de que formas podem atentar à nossa liberdade, que não é só por nos fecharem num lugar.

Recomendo a leitura para quem gosto de pensar sobre estas questões e para quem gosta de ler contos. 

2 comentários:

  1. Que capa linda! Quando olhei para ela não pensei que fosse a capa de um conto. :-o
    A minha experiência com contos é que são demasiado profundos para eu os entender, mas porque não dar a este uma oportunidade?
    Gostei muito de ler a tua opinião. :)
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capa é mesmo muito bonita. Enche a vista :).
      Eu gosto de ler contos... Só sinto que por vezes lhes falta qualquer coisa para me sentir que a leitura me encheu as medidas (mas já aconteceu com um conto que li para este mês de Julho).
      Obrigada, Mistery. Espero que gostes da leitura! Ficarei à espera de uma opinião.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!