quinta-feira, 12 de março de 2015

Projeto Conjunto | Empréstimo Surpresa [Desafio]

Uma vez terminada a leitura do livro que a Denise me mandou, chega a altura de fazer o desafio proposto. 

1. Abres a caixa do correio e descobres um envelope com carimbo de uma escola de línguas. Pensas que deverá tratar-se de publicidade, mas qual não é o teu espanto quando o abres e te deparas com um convite para um curso prático numa escola de línguas num país à tua escolha. Que língua gostarias de praticar e que país/cidade escolherias?
Uauu, a final a sorte não toca só aos outros! Assim que agarro naquele convite, nem hesito. Contacto o centro para marcar a minha viagem para a Suécia. Finalmente vou conseguir conhecer um dos países do meu sonho e ao mesmo tempo aprender Sueco. Vai ser fantástico.

2. Chegou o tão esperado momento! Aterraste de manhã bem cedo em Estocolmo, Suécia, já deixaste a tua mala no fantástico hotel onde reservaste estadia e agora precisas de ir à escola de línguas para dar início ao teu curso. Foi-te dito que terias uma professora mas, devido a um contratempo, ela teve de ser substituída e, assim que chegas à escola, constatas que o teu professor será um sueco extremamente sensual. Como te sentes? Achas que o teu empenho em praticar esta língua estrangeira poderá ter crescido? Aproveita para o conhecer melhor e não te esqueças de nos contar o que já descobriste sobre esse misterioso homem!
Bem... Calhou-me um professor bem interessante! Porém a minha curiosidade pelo país e pela língua não está dependente dele. Não foi ele o motivador para me dirigir para aqui. Mas, conversa puxa conversa. O inglês vai surgindo misturado com algumas palavras em sueco e fiquei a conhecer um pouco da vida do Erik. Um homem sensível, com uma grande paixão pelo país, pela arte e pela literatura. Simpático e muito paciente em todos os momentos, acaba por facilitar a aprendizagem da língua sueca. Solteiro e bom rapaz, o último relacionamento não acabou muito bem devido a incompatibilidades de personalidade. Estamos-nos a entender muito bem!

3. No segundo dia da tua estadia, o professor Erik levou-te a alguns restaurantes e cafés da cidade. Houve alguma comida típica ou doce em particular que tiveste curiosidade em experimentar?
Gulosa como sou, pedi ao Erik que me levasse a provar alguns doces típicos da Suécia. E então leva-me a experimentar  Bolo Värmland. Fiquei fã!!

4. No terceiro dia foram visitar os principais monumentos da cidade e no quarto dia Erik levou-te a conhecer algumas galerias de arte. Sentes que a cidade está a ser fascinante! No dia seguinte foram passear pelos jardins e visitar uma livraria, a teu pedido. Um livro está em destaque e, curiosamente, é o livro que terminaste de ler. Partilha com o Erik as tuas impressões acerca desse livro.
Nem queria acreditar quando vi o livro Amor e chocolate de Dorothy Koomson em destaque na livraria. Tinha sido o último livro que li e o meu entusiasmo foi tal que Erik quis saber mais sobre livro. Tão atencioso este homem!! Obviamente que tive de lhe contar o quanto eu gostei da Amber, o quanto me identifiquei com ela, e claro contar-lhe a minha nova paixão literária o Greg. Erik mostrou-se sempre muito atento à minha descrição sobre o livro, apesar de ele não partilhar o mesmo gosto por romances contemporâneos. Ao longo do nosso dialogo, ainda com muito inglês pelo meio, foi introduzindo uns comentários cheios de sentido de humor. Principalmente, na parte da minha paixão literária. 

5. O último dia chegou e já sentes saudades. Dentro de alguns minutos, deixarás Estocolmo, Suécia. Gostarias de repetir a experiência? E, já agora, convidarias Erik para visitar Portugal?
Tudo o que é bom, passa depressa demais. Estocolmo é uma cidade linda. Erik deixou para me mostrar neste último dia o Palácio Real de Estocolmo, alegando que não queria que eu tivesse oportunidade de conhecer o Príncipe herdeiro, Carlos Filipe, e trocasse a companhia dele, pela companhia do tão encantador princípio. Surge um sorriso fácil no rosto de ambos. Partilhamos uns bons dias juntos. Disse-lhe que um dia gostaria de repetir a experiência, mas que antes disso ele estava convidado a vir conhecer Portugal.

2 comentários:

  1. Adorei as tuas respostas, muito originais e até foste pesquisar um pouquinho e tudo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Ainda bem que gostaste.
      Algumas coisas tive mesmo de ir pesquisar. Mas não é invenção o meu fascínio pela Suécia.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!