quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Retalhos de uma leitura conjunta | Questões parte 5


E mais uma leitura conjunta chegou ao fim. Tal como todas as outras foi um enorme gosto fazer isto com a Marta. 
Aqui ficam as perguntas e as respostas à última parte lida. 

1. No momento da verdade entre a Clara e o Santiago, achas que ela mereceu ouvir aquelas palavras da bocado do marido, tendo em conta o que tinha acabo de lhe acontecer.
Não sei se as merecia ou não... Talvez o Santiago devesse ter sido mais duro com ela, encostá-la mais à parede e só depois deixar que o amor que sentia pela esposa falasse por si. Mas, Santiago é um homem sensível e, independentemente de ela o merecer ou não ele iria sempre dizer-lhe aquilo e, se tivesse oportunidade, ainda lhe iria dizer mais. Também penso que todas aquelas palavras a deixaram a pensar na vida. 

2. Como avalias a defesa da Clara ao Hugo?
Avalio como normal, tendo em conta que apesar de tudo, Hugo ainda era alguém que significava alguma coisa para ela. Clara sente-se em dívida para com ele, apesar do muito mal que ele lhe fez. Porém sempre acreditou que ele poderia mudar, e que dentro daquela carcaça má, cheia de rancores e que desconhecia os sentimentos bons morava um coração preso que precisa de se libertar pelos próprios meios. No fundo, Clara que Hugo tivesse mais oportunidades na vida.  

3. Foi um final do teu agrado?
Sim, foi. Aquele final enche o coração de qualquer alma sonhadora e romântica. Penso que foi um final justo para todas as personagens. Nenhuma delas era perfeita, tinham as suas imperfeições e aprenderam a lidar com elas da melhor forma que lhe foi possível. Foi um final muito bonito!!

4. Para ti quais foram os momento chaves deste livro?
Para mim os momentos chave foram: o momento em que Clara foge com Hugo, aqui há uma mudança na vida da Clara que a vai ajudar a crescer; o momento em que Clara se descai com o nome Hugo num momento importante com Santiago, é aqui que as coisas entre o casal começam a aquecer no sentido de acertarem agulhas que estavam há muito desacertadas e que nem eles próprios sabiam;  o momento em que Hugo prende a Clara, este momento é importante porque provoca uma mudança mais nítida na cabeça da Clara em relação à pessoa que verdadeiramente ama; e, por fim, escolho o momento em que Santiago toma uma posição mais assertiva e revela um lado da personalidade mais intenso e cativante.  

Leitura conjunta com a Marta do blog I only have do livro A sombra de um passado de Carina Rosa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!