sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Retalhos de uma leitura conjunta | Questões parte 3


1. Achas que Clara ainda tem sentimentos pelo Hugo? Como vês a reacção dela a ele?
Depende a que tipo de sentimentos te referes. Se me disseres românticos, eu acho que não. Mas se me disseres que ela ainda alimenta algum tipo de carinho, isso penso que sim. Hugo representou para ela um marco na sua vida e, uma das coisas que ela sempre ansiou foi conseguir mudar as atitudes e a forma de estar do Hugo. Nunca o conseguiu, mas este regresso dele é como se estes sentimentos passados se reacendessem. Por isso, eu interpreto esta reacção de Clara a Hugo como um um reacender do carinho e da amizade que desenvolveu por ele. E lá a eterna esperança de que ele mude.

2. Depois dos pequenos vislumbres do início e continuação da relação da Clara com o Santiago, que desenvolvimentos mudarias para que aquela relação não tivesse tantos momentos precipitados para um e para outro fosse algo completamente normal.
Uma pergunta difícil, esta. Eu poderia aqui referir que tudo seria mais fácil se a Clara tivesse conversado com Santiago acerca do seu passado. Mas perguntar-me-ia sempre: será que ela estava preparada para falar deste passado? Eu acho que não, porque lá no fundo ela sabia que era algo que iria abalar a relação dos dois. Acho que o facto de haver mais momentos precipitados se deve mais ao Santiago que sempre foi forçando a relação. Ele queria sempre mais de uma Clara insatisfeita e cheia de dúvidas. Quanto à Clara, esta foi-se deixando conduzir pelas coisas boas que esta relação lhe foi oferecendo, mas nunca acreditando muito no lado mais romântico e próximo que ele devia assumir.

3. Estavas à espera que o Hugo fizesse o que fez? Ou pensavas que ele se tinha redimido?
Eu dou sempre o benefício da dúvida às pessoas. É possível mudar! Porém, tendo em consideração que os últimos 10 anos de vida de Hugo foram passados na prisão e acalentando esperanças em relação à Clara, nunca acreditei que ele tivesse mudado verdadeiramente. Acho que ele precisa de algo mais forte que o faça redimir-se.

Leitura conjunta com a Marta do blog I only have do livro A sombra de um passado de Carina Rosa.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!