sábado, 30 de agosto de 2014

TAG | De A a Z


Esta TAG foi traduzida e adaptada do inglês pela Catarina do blog Sonhar de Olhos Abertos.
Depois de ter visto a Catarina e a Carolina (do blog Singularidades de uma rapariga loira) a responderem a esta Tag, decidi passá-la à frente da enorme lista que tenho para responder porque a acho simples e de rápida resposta. Espero que gostem e que respondam nos vossos cantinhos. Caso respondam não se esqueçam de deixar o link nos comentários. Gosto sempre de ver as vossas respostas.

Autor preferido
Esta é sempre uma pergunta difícil de responder, porque geralmente quem gosta imenso de ler e tal como eu lê de tudo um pouco, ao longo da nossa vida enquanto leitores vamos coleccionando diferentes autores preferidos. Mas como tenho de indicar um, vou escolher Lesley Pearse até ao momento, foi uma autora que nunca me desiludiu nos seus livros. Tenho gostado imenso de todos e fico sempre com vontade de ler mais obras dela. 

Bebida preferida durante a leitura
Tal como a Carolina, não sou muito de beber (nem de comer) enquanto estou a ler. Se for no Verão e precisar de beber recorro quase sempre a água, uma vez ou outra ainda posso recorrer a sumos de frutas ou chá gelado, mas maioritariamente a água é a minha grande companheira. No Inverno não dispenso o meu fabuloso chá. 


(imagem retirada daqui)
Citação literária preferida
Eu sou uma coleccionadora de citações, sou tão coleccionadora que a escolha se torna muito difícil. Para não repetir a citação que costumo usar sempre que me pedem que indique a minha preferida, vou deixar-vos outra de uma leitura mais recente e que eu também gosto muito.

Algumas das maiores histórias de amor não tinham um final feliz simplesmente porque não tinham fim. Continuavam para sempre, até à eternidade.

Catherine Anderson, Amor à primeira vista

Detestaste ler
O livro mais recente que li e que detestei foi O último livro de Zoran Živković. Foi uma tortura ler este livro.
Estás a ler
Neste momento estou a ler Onde caem os anjos de Nora Roberts e estou a gostar bastante.
Feliz por teres dado uma oportunidade
Só eu sei quantas vezes estive para deixar este livro nas páginas inicias, mas felizmente fui teimosa e curiosa o suficiente para continuar com a leitura e ainda bem que o fiz. No final, fiquei muito feliz por não ter desistido e lhe ter dado uma oportunidade. A filha da floresta de Juliet Marillier tornou-se um dos meus livros preferidos.
Género literário que não lês
Eu sou muito curiosa e gosto de ir "passeando" pelos diferentes géneros. Até agora ainda não houve um único género que eu me tenha recusado a ler. Falando em termos de gostos, os géneros que menos gosto são: Fantasia e Erótico.

Hardcover ou paperback?
Não sou uma pessoa esquisita e gosto das duas opções. Porém tenho um gosto especial por hardcovers, porque dão um colorido especial às estantes.

Internet ou livrarias físicas?
Livrarias físicas. Só faço comprar pela internet quando me deparo com boas promoções, tenho um fascínio por entrar nas livrarias e poder ver os livros na minha mão e tomar uma decisão.

Julgas um livro pela capa?
Não julgo!! É claro que gosto de capas bonitas, mas a presença ou ausência da sua beleza não condiciona a minha decisão de ler ou não. 

Kobo ou kindle?
Não me vou pronunciar porque não tenho experiência com nenhum dos dois. Leio os ebooks num tablet.

Livro mais longo que já leste
Nómada de Stephenie Meyer. O livro tem 836 páginas, mas a letra tem um tamanho grande, por isso acho que já li livros com menos páginas que se tornariam maiores do que este, uma vez que a letra é bem mais pequena. Mas, como o que conta são os números esta categoria é preenchida por este livro.
Nómada

Momento importante na tua vida literária
Acho que teria lógica indicar o momento em que comecei a ler, pois se não fosse essa aprendizagem hoje não estaria ligada a este mundo. Mais recentemente posso indicar como um momento importante a criação do blog. No fundo, ele foi uma ponte que me permitiu contactar com pessoas que partilham o mesmo gosto que eu.

Número de estantes que possuis
Eu possuo uma única estante e nessa estante só uma prateleira e meia é que está preenchida com literatura. As restantes prateleiras possuem os dossiers da faculdade, os livros técnicos e os meus dicionários.

Obsessão literária
Marcadores!!! Eu faço colecção e sempre que vejo um, não resisto!
Em relação a livros/ séries acho que a minha obsessão vai para o livro O grande amor da minha vida de Paullina Simons.

Personagem que provavelmente terias namorado na escola
Max Vandenburg do livro A rapariga que roubava livros de Markus Zuzak. Ele mostrou gostar de criar histórias, era uma personagem extremamente cativante, por isso acho que nos iríamos dar bem. 

Quantos livros tens por ler?
Neste momento tenho 17 livros por ler, mas estão para chegar alguns esta semana o que vai fazer com que este número aumente para 20.

Ressacas literárias. Quando foi a tua última?
Foi entre Março e Junho. Outros compromissos surgiram e levaram-me a arrastar nas leituras. Em Junho voltei em força e matei a "fome" literária que me estava a consumir.

Saga/série que começaste e precisas de acabar
Sevenwaters de Julliet Marillier. Li os três volumes iniciais, mas como ela foi alargada gostava de ler os restantes para continuar a entrar na fantástica e mágica floresta de Sevenwaters.

Três dos teus livros preferidos de sempre
O Grande amor da minha vida de Paulina Simons
Segue o coração - Não olhes para trás de Lesley Pearse
Messias de Boris Starling
O Grande Amor da Minha Vida (O Cavaleiro de Bronze, #1)Segue o Coração - Não Olhes Para TrásMessias

Último livro que leste
O nó do amor de Elizabeth Chadwick. Uma autora nova que descobri e que gostei bastante.
O Nó do Amor
Voltarás a ler
Ana Karenina de Leão Tolstoi. Penso que não o li na altura certa. É um livro que necessita de uma grande disponibilidade mental para conseguir assimilar a densidade que ele contém. 
Ana Karenina
Wishlist literária. Qual o último livro que adicionaste à tua wishlist?
Eu não tenho por hábito elaborar uma wishlist! Acho que só iria aumentar a minha frustração por não conseguir obter todos os livros que desejo.

X marca o lugar. Qual o 24º livro da tua estante?
O Outro amor da vida dele de Dorothy Koomson
O Outro Amor da Vida Dele
Ya ou livros adultos?
Decididamente, livros adultos. Gosto mais das problemáticas e dos enredos deles. Gosto de ler Ya só para descontrair. 

Zzzz...Qual o último livro que te manteve acordada até tarde?
Por acaso não tem acontecido. Mas uma das minhas últimas leituras compulsivas, e que me deixava ansiosa por não ler mais do livro de seguida foi A filha do capitão de José Rodrigues dos Santos. Como foi uma leitura conjunta havia um limite de páginas para ler durante a semana e eu no serão quase que devorava uma parte e depois ficava em pulgas para saber o que se iria seguir.

4 comentários:

  1. Fiquei muito feliz por teres respondido à TAG :)
    Este ano tenho mesmo de me estrear nos livros da Lesley Pearse! E também tenho de ler o Nó do amor, agora ao saber que gostaste até fiquei mais entusiasmada.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      Da Lesley Pearse, acho que os livros que vais gostar são aqueles que se passam em épocas passadas e não tanto aqueles em que a narrativa se desenvolve no presente. Por isso, evita começar pelo "Procuro-te" e "Nunca digas adeus". Há ainda livros que ainda não li, por isso não te posso dizer nada sobre esses. Mas se começares pelo "Nunca me esqueças" ou "Sonhos Proibidos" ou "Segue o coração" és capaz de gostar mais, tem detalhes históricos da época que te podem deixar mais motivada para a leitura.
      O "Nó do amor" é muito giro, ver se publico a opinião em breve!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Estou a pensar começar com o Sonhos proibidos :) O "Nunca me esqueças" não devo ler porque a minha mãe quando o leu contou-me a história toda porque adorou :P

      Eliminar
    3. É mesmo melhor pegares no "Sonhos proibidos". Eu comecei as minhas leituras desta autora pelo "Nunca me esqueças" e fiquei rendida. Espero mesmo que gostes :).

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!