domingo, 20 de julho de 2014

Retalhos de uma leitura conjunta


Questões feitas pela Marta do blog I only have sobre o livro

1. Que pensas ser o significado do título do livro?
Quando Afonso andava a estudar para ser militar e se envolveu com a Carolina, pensei que o título do livro viesse daí. Afonso engravida Carolina, a mãe obriga-a a casar com outro e mais tarde Afonso descobre que afinal foi pai. Vergonhosamente eu já andei a ver umas páginas mais à frente sei que não será exactamente assim que vai acontecer. Mas fiquei um pouco triste e desiludida com o que vi.

2. Pela maneira como o Afonso foi sendo pintado ao longo do livro estavas à espera que ele tivesse um caso ilícito com ela?
Não esperava. Sempre pensei que aquele lado religioso dele o fosse inibir um bocadinho e que ele resistisse mais. Foi facilmente levado pelos encantos de Agnès. O mais engraçado é que eles dois juntos faz imenso sentido. De uma forma surpreendente eles completam-se e emana deles uma química que não é indiferente ao leitor, talvez por causa desta química Afonso mandou os seus pensamentos religiosos à fava e decidiu viver o amor que nunca tinha encontrado.

3. Agradou-te a maneira com a Agnès reagiu ao sempre que o Afonso fala em voltar para o trabalho?
Não estava à espera de ver uma Agnès tão emocionalmente dependente, mas acho que a morte do primeiro marido operou mudanças psicológicas nela que alteram a forma enérgica e independente como ela encarava a vida.
Não gostei muito de a ver assim tão submissa, porque tal representou um corte com a imagem mental que tinha dela e que não ia de encontro a esta a atitude. Apesar deste deslize emocional eu continuo a adorar a Agnès.  

2 comentários:

  1. Concordo contigo na 2º e na 3º, sem tirar nem por. Naquelas duas situações fiquei mesmo surpresa com a mudança na atitudes destas duas personagens, nada nada à espera.

    Em relação ao título, ainda não fui cuscar :P mas tenho a minha teoria, mas se estas a dizer que não estas contente se calhar não vai acontecer o que penso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei curiosa para saber o que pensas que vai acontecer :). Só para ver se bate certo... Partilha lá!

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!