domingo, 27 de julho de 2014

Retalhos de uma leitura conjunta


Questões feitas pela Marta do blog I only have sobre o livro



1. Achas que o facto do Afonso mentir ao dizer que trabalha na parte administrativa terá alguma consequência na relação?
Penso que sim! Acho que algo vai correr mal e quem vai sofrer com isso será Agnès. Avizinho um momentos trágicos e dolorosos para o amor dos dois.

2. Que achaste da conversa entre o Cenoura e o Afonso nas páginas 430/434?Que interpretação retiras do que diz o Afonso?
Eu acho que o Afonso é uma alma idealista que nunca deixou que a sua veia solidária e de justiça fosse consumida pela Guerra e pela dureza da vida militar. Neste sentido, penso que a conversa com o Cenoura advém da sua percepção da guerra e do seu papel nela. É claro que isto é tudo muito bonito nas palavras, porque quando Afonso se vê na linha da frente quase que inconscientemente agradece o facto de ser Capitão. Mas ela continua a ser bondoso e com um enorme sentido de justiça. Preocupa-se genuinamente com os outros e isso viu-se na forma como ele se comportou no raide.

3. Tendo em conta que os soldados portugueses não tiveram direito a períodos de descanso e comparado com os outros, vivem realmente nas piores condições, será isto sinal de mau agouro?
Sim... A desorganização que se vive nas trincheiras portuguesas e a inexperiência das tropas não irá ajudar no momento em que os alemães decidirem atacar os portugueses eles vão sentir dificuldades.

4 comentários:

  1. Ora, aqui está uma iniciativa interessante :)

    Nunca li este livro, li outros do autor. Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :). Eu e a Marta queríamos dar toque diferente à nossa leitura conjunta. Deste modo conseguimos uma visão mais completa do livro. As perguntas podem chamar a atenção para partes que nos passaram um pouco ao lado.

      Se gostaste dos outros livros, de certeza que vais gostar deste também :). Para mim tornou-se o meu preferido do autor.

      Beijinhos e boas leituras também para ti!

      Eliminar
  2. Penso exactamente o mesmo em relação à 2 questão, raio do homem com tanta posta de pescada e afinal no meio da guerra até em cervejinha pensa...pois que bom é ser capitão! Mas vá eu gosto dele na mesma, se fosse eu pensa, dizia e fazia o mesmo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo isso. Mesmo assim ele vai mostrar que afinal ainda tem muita coragem... Eu já era fã do Afonso, mas nesta última parte ainda fiquei mais fã. Foi estóica a forma como ele lidou com o ataque dos Alemães...

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!