domingo, 29 de junho de 2014

Maratonas Viagens (In)Esperadas (6) | Do desafio 2 ao desafio 14


Desafio 2 
Pensem em vocês enquanto leitores. Qual foi a primeira saga/série que vocês terminaram? Quantos livros tinha essa série? Qual foi aquele volume e personagem que vocês mais gostaram?

Eu não sou muito dada a séries. Só muito recentemente é que me dediquei a lê-las. Recuando no tempo a primeira série que me lembro de ter terminado foi a Série Twilight de Stephenie Meyer. Esta série é constituída por quatro livros (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer) e li-os quase todos de seguida em Agosto de 2011. Era um período de fome literária (isso lembro-me bem), porque tinha começado a trabalhar em Fevereiro e desde aí tinha lido muito pouco. Na altura gostei bastante da série, hoje se a fosse a ler não sei se a minha opinião e o meu encanto se manteriam. A personagem que gostei mais foi Alice, irmã de Edward.



Desafio 3
Partilhem uma frase/diálogo de uma série que vos encantou.

Ele não conseguiu dizer as palavras certas para lhe dizer adeus. Hesitou. Magoara-a ao falar na dor da sua alma. Jurara que não a magoaria, mas magoou. Ter-lhe-ia dito… ter-lhe-ia dito, não interessa se estás aqui, ou ali, porque, para mim, estás sempre presente, a cada momento. Vejo-te na luz da água, no abanar das árvores jovens ao vento da Primavera. Vejo-te nas sombras dos grandes carvalhos, ouço a tua voz no chamamento da coruja, à noite. Tu és o sangue nas minhas veias e no bater do meu coração. Tu és o meu primeiro pensamento, ao acordar e o meu último suspiro antes de adormecer. Tu és… tu és carne da minha carne, sangue do meu sangue.

Juliet Marillier, A Filha da Floresta
(Esta era a descrição dos sentimentos de Red, quando Socha partiu com os irmão. Adorei a descrição! A autora conseguiu ir ao fundo do coração de uma personagem e colocar em palavras algo tão difícil como é o dizer adeus a uma pessoa de quem gostamos muito)


Desafio 4
Tira uma foto de um ou mais livros de uma série que “habite” a tua estante.

Série Edilean de Jude Deveraux. É a série com mais livros que habita a minha estante.

Desafio 5
A vossa série literária
Nome da série: Asas Livres
Número de livros: 3 livros
Época: Futurista - Em 2080
Enredo: Cada livro seria dedicado a uma Fada que teria de desempenhar algumas funções. No primeiro livro o problema seria relacionado com o planeta, no segundo com os livros físicos/digitais e o terceiro com um problema da condição humana.
Personagens:
Fadas - Luna, Fada Azul, Luz
Par romântico e simultâneamente ajudante humano das fadas - Rodrigo, Edgar e Simão.

Desafio 6
Este mês assinalou-se o Dia Mundial da Criança. Fotografem a vossa leitura actual com algo que vos transporte à vossa infância.
Eu estou quase a terminei a leitura Provocadora de Madeleine Hunter e decidi fotografar este livro com uma boneca. Eu gostava muito deste tipo de bonecas, tanto que consegui conservar uma. Esta boneca foi-me oferecida já eu era jovem adulta, mas continua a levar-me para a minha infância. Para mim, são bonecas cativantes e melhores que as ditas Barbies. Destas últimas só conservei uma, as outras perderam o cabelo precocemente, assim como o seu corpo não ficou nas melhores condições (por vezes conseguimos ser crianças terríveis).


Desafio 7 
Qual a vossa relação com as séries? Gostam de séries ou preferem livros individuais?

Pessoalmente, prefiro livros individuais. Como sou um pessoa que frequenta muito a biblioteca e grande parte das minhas leituras provém daí é muito irritante constatar algumas coisas em relação aos livros da biblioteca:
1. Por vezes têm o primeiro volume da série - isto torna-se um problema quando gosto da série e quero continuá-la.
2. Por vezes têm séries descontinuadas - têm o primeiro e depois o 3 e 4... Ou então não têm o primeiro e só têm os restantes e esta situação limita as nossas leituras. O querer acompanhar uma série torna-se numa verdadeira missão impossível.

Quando não são livros da biblioteca torna-se mais complicado para a nossa carteira.
Um outra situação que me irrita é quando compro/ganho um livro e constato que é de uma série e que me faltam os volumes anteriores. Se os volumes não estiverem relacionados e der para ler de forma individual óptimo, mas quando há dependência entre os volumes é coisa uma muito chata.


Desafio 8 
Estamos a meio da maratona. Como está a correr? Já acabaram algum livro? Contem-nos tudo!

Está a correr bastante bem, não me posso queixar.
Já terminei o livro Sozinhos na ilha, que já tinha iniciado antes da maratona.
Já li A Provocadora e Amor à primeira vista. Mais logo conto começar o livro Dias de Ouro de Jude Deveraux.

Desafio 9
Continuam a ler uma série quando apenas gostam do primeiro livro, sem o achar extraordinário? Ou são daquelas pessoas que têm sempre de ler todos os livros da série? Compram um livro de cada vez ou a série toda?

Sim, continuo. Tenho sempre a esperança que o segundo livro seja melhor, porque gosto de olhar para o processo de escrita como uma evolução. Até ao momento só uma série é que não me convenceu a ler o segundo livro (A casa da noite de P. C. Cast). Se depois de ler o segundo as coisas não me encantarem também não fico muito entusiasmada em continuar a ler a série.
Em relação às compras, as coisas são um pouco diferentes. Só compro livros de séries que gosto mesmo e vou comprando à medida que vai saindo. Mas compro muito poucas séries.

Desafio 10
Pensem na série que estão a ler no momento
Na altura em que este desafio foi publicado estava a ler Dias de Ouro de Jude Deveraux.
1. Quantos livros já leram desta série?
Este era o segundo livro que estava a ler.

2. Um ponto positivo da série
Os diálogos! São bem construídos com toques de humor e provocação que nos proporcionam uma boa leitura.

3. Um ponto negativo da série
Os finais um pouco apressados. Tanto no primeiro como no segundo volume os finais deixaram-me frustrada porque queria saber mais (esta frustração foi maior com Dias de Ouro).


Desafio 11
Quais as séries de livros que já vos acompanharam em 2014? Já acabaram alguma este ano?
  • Série Predadores da Noite de Sherrilyn Kenyon;
  • Los hermanos Martí de Anna Casanovas
  • Sevenwaters de Juliet Marillier
  • Asas da Glória de Sarah Sundin
  • Kendrick/ Coulter/ Harrigan de Catherine Anderson
  • On the Island de Tracey Garvis-Graves
  • As flores mais raras de Madeleine Hunter

Desafio 12
Escolhe uma personagem de uma série que já tenhas lido (diferente do livro que estás a ler actualmente). Imagina que ela entra no livro que estás a ler agora. O que é que ela poderia mudar na história?
Neste momento estou a ler Dias de Ouro de Jude Deveraux que pertence à série Edilean. Para entrar neste livro eu chamaria a Eve Dallas da série Mortal de J.D.Robb para vir dar uma valente coça no James e na sua comitiva. A ver se assim o prendia e a Edilean e o Angus ficavam em paz. Seria uma conjugação interessante: Juntar a este livro em que a acção se passa em 1976 uma personagem vinda do mundo futurista!

Desafio 13
Qual aquela série de livros que gostarias de ler mas que te intimida? Porquê?
A série Senhor dos Anéis, porque está longe de ser dos meus géneros preferidos e se não me identifico minimamente com os filmes com os livros não será diferente. Esta é daquelas séries que acho que nunca irei ler.

Desafio 14 
Pensa nas séries que já leste e escolhe (sem repetir séries):
  • o teu protagonista masculino preferido - Roarke da Série Mortal de J.D. Robb
  • a tua protagonista feminina preferida - Keira da duologia O primeiro dia de Marc Levy 
  • o teu vilão preferido - Lady Oonagh da Série Sevenwaters de Juliet Marillier
  • o teu mundo preferido - Como não posso repetir vou escolher o 3º lugar da minha lista de lugares preferidos Sugar Maple da série com o mesmo nome de Barbara Brentton . Ainda só li um livro mas gostei da magia que paira naquele lugar.
  • o teu “elenco” de personagens preferido - Serie Ediliean de Jude Deveraux, são personagens bem-humoradas e com peripécias engraçadas. São personagens difíceis de esquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!