sábado, 14 de junho de 2014

Especial Criança | TAG - Os livros Smurfados


Penso que nunca o disse aqui no blog, mas eu sou uma "smurfanática". Adoro estes pequenos bonequinhos azuis, que antes de antes de andaram a "smurfar" andaram a "estrunfar". Portanto, eu passei de uma "estrufafã" para uma "smurffã" (desculpem o vocabulário novo, mas não consegui evitar). 

Para reanimar o meu mês especial dedicado às Crianças e como os Smurfs me levam ao lado mais encantado da infância decidi fazer uma pequena (grande) TAG, associando os livros a estes simpáticos bonecos.

É uma TAG muito simples (não tive tempo para me alongar mais) e que consiste em associar um livro às características de um Smurf (obviamente não vou colocar todos se não nunca mais sairia daqui). Após as explicações, sintam-se livres para levar esta TAG (sim podia ser mais original, mas é o que se pode arranjar) e responder nos vosso cantinhos. "Smurfescrevam" os links nos comentários para que eu posso "smurfcuscar" as vossas respostas! Bora lá, smurfar livros? 

Smurfina 
A única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha. Indica o livro que consideras único e insubstituível na tua estante (pode ser pela capa, pela história, ou por conter um significado especial para vocês). 


Tenho vários, é certo, mas este (tal como os restantes livros da colecção) nunca irá abandonar a minha estante. Os motivos são: pela beleza da capa, pela história fantástica que nos oferece e pelo facto de ter sido um prémio de um desafio literário (um conto escrito por mim deu-me a possibilidade de conseguir esta belíssima colecção).

Génio
Smurf estudioso e inventor, indica um livro onde aprendeste algo que consideras útil para a tua vida.

Filhos do Abandono

Eu aprendo imenso sempre que leio os livros da Torey. A menina deste livro, a Cassandra mexeu comigo e com as minhas emoções, mas a forma como a Torey trabalhou com ela transmitiu conhecimentos que considero úteis no trabalho com crianças. 

Smurf Preguiçoso
Este smurf passa a vida a dormir, indica um livro que te aborreceu ao ponto de queres marcar um encontro sério com a preguiça. 
Ao Anoitecer

Ao anoitecer é um dos piores livros que já li em toda a minha vida. "Odiei de coração" este livro. Uma história confusa e pouco cativante, que bastava ler umas linhas para que a preguiça chegasse em forma e me "smurfasse" toda a vontade que tinha de ler. 

Smurf Chorão
Um smurf que chora muito, indica o livro que tens na memória como aquele que mais te fez chorar.

Sou de lágrima fácil com livros dramáticos, com livros que mexam com sentimentos e com aspectos da condição humana. Dezanove Minutos "smarfou-me" a alma de uma maneira que não estava à espera. Andei com um nó na garganta durante vários momentos do livro e tantos outros as lágrimas chegavam sem aviso prévio. Um livro em que não consegui odiar o "criminoso" e escrever este criminoso entre aspas porque, ao mesmo tempo, para mim foi uma grande vítima. Um livro que acho que todos deveriam ler... Um livro que deveria saltar para as mesas das escolas, para alunos adolescentes, para uma grande reflexão em torno dele. Um dos melhores livros que já li na vida.

Grande Smurf
O chefe da vila dos Smurfs que conhece alquimia melhor que Gargamel. Indica o maior livro da tua estante

Foto: Grande Smurf:  "Não importa de onde viemos. O que importa é quem escolhemos ser."O Grande Amor da Minha Vida (O Cavaleiro de Bronze, #1)

Este é maior livro que habita na minha estante. Tem 688 páginas e é o meu grande smurf.

Smurf Trapalhão 

Este smurf passa a vida a meter-se em confusões, quase sempre sem querer. Indica um livro com uma personagem trapalhona. 
Foto: Cuidado! O Smurf Trapalhão está a olhar para ti...Uma Promessa Para Toda a Vida

Fartei-me de rir com o Miles e com o seu jeito trapalhão de lidar inicialmente com a Sarah. Facilmente se atrapalhava com as palavras e acabava por dizer aquilo que não devia dizer. O Miles é uma personagem muito complexa que se vai metendo em grandes "trapalhadas" ao longo do livro, mas enquanto que umas nos fazem sorrir, outras deixam-nos a pensar mas o que é que tu estás a fazer? Vais dar cabo da tua vida.

Espero que se tenham "smufdivertido" com esta "smuftag". Sei que haviam mais Smurfs para explorar, quem sabe se não farei uma segunda edição. 
Espero que "smurfem" muitos livros durante o fim-de-semana e que fiquem a "smurfar" por mais tags destas.

Boas leituras!

4 comentários:

  1. Que tag tão fofa!! Eu por acaso não ligo muito aos smurfs, mas até tenho alguma curiosidade em ver os filmes que saíram recentemente :)
    Vou guardar a tag para ver se a faço num dia destes!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Fico à espera de ver a Tag no teu blog :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. para mim continuam a ser estrunfes :) adorei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lá me acostumei aos smurfes :).
      Obrigada. Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!