sábado, 24 de maio de 2014

TAG | Livros em Família


Esta Tag foi criada pela Andreia do canal a Croma dos Livros, para o Cinco Páginas. 
Para quem não sabe, o Cinco Páginas é um canal que surgiu recentemente no Youtube dinamizado por meninas que adoram ler. Ainda não tive muito tempo para assistir a todos os vídeos que elas vão publicando, mas  espero fazê-lo brevemente.

Esta Tag é muito simples, basta responder a sete perguntas muito simples. Aqui ficam as minhas:

1 - És a única pessoa que lê da tua família?
Não sou a única pessoa que lê. Tenho uma prima e uma tia que partilham este mesmo gosto. Cá em casa, nem os meus pais nem o meu irmão gostam da leitura.

2 - Quem te iniciou na leitura?
É assim, na primária aprendi a ler, mas nem a professora nem outra pessoa me direccionou para o mundo da leitura. A biblioteca itinerante passava cá pela aldeia e foi assim que eu comecei a construir e a desenvolver o meu particular gosto pela leitura, mas não houve ninguém em especial que me tenha induzido a ler e desenvolver o gosto pelos livros.
 3 - Já tentaste convencer alguém a ler?
Não. Penso que é algo que tem de partir de nós, por muito que nos digam coisas positivas leituras acerca dos livros e da leitura, essas pessoas só irão ler se intrinsecamente o quiserem. Por vezes, calha falar de livros com pessoas que não gostam de ler e apesar de eles sentirem o meu entusiasmo ainda nenhuma quis ler por causa disso. Neste sentido, penso que deve partir de nós e, talvez, da introdução de livro e da leitura logo desde criança.

4 - O que é que a tua família pensa/diz sobre o facto de leres?
Não dizem nada em especial. Respeitam este meu gosto pessoal, mas nunca se pronunciaram (pelo menos à minha frente) acerca deste meu gosto. 

5 - O primeiro livro que te lembras de te terem lido?
Nunca ninguém leu para mim. Cá em casa não havia esse ritual, por isso nunca ninguém me leu nada. 

6 - Se pudesses pertencer a uma família fictícia qual seria?
Esta é uma pergunta um pouco complicada, gosto bastante da minha família e não me via a pertencer a outra, mas caso pudesse pertencer a uma família literária gostava muito de pertencer à família da Matilda do livro Segue o Coração de Lesley Pearse. Assim, poderia conhecer uma mulher extremamente corajosa.

7 - Que livros lerias aos teus filhos?
 Tantos :)
  • A Fada Oriana (Sophia Anderson)
  • A Menina do Mar (Sophia Anderson)
  • Os livros da Anita
  • O Polegarzinho
Entre outros.... 

4 comentários:

  1. Mais uma para fazer :)

    Realmente fui uma criança muito estranha, acho que nunca li nada da Anita, credo :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Não é nada disso! Apenas não tiveste oportunidade!

      Eliminar
  2. Ainda tenho esta por fazer, Tantas TAGs em atraso >.< Gostava bastante de Sophia Anderson

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho imensas TAGs em atraso. Aliás tenho um documento na Drive onde vou guardando as que tenho para responder. É algo que nos rouba algum tempo.
      Sophia activa o imaginário de qualquer criança... Até mesmo de adultos.
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!