terça-feira, 1 de abril de 2014

Top Ten Tuesday | Livros e/ou autores que me lançaram no mundo da leitura



Terça-feira é sinónimo de Top Ten. Esta semana convidam-nos a fazer uma viagem aos nossos primórdios como leitores. Assim, podemos debruçarmos-nos sobre os livros que nos fizeram ganhar o gosto pela leitura, ou que nos fizeram voltar a ler, um autor que nos fez ler um determinado género que nunca tínhamos pensado ler...



Livros e/ou autores que me lançaram no mundo da leitura

1. Colecção Anita- Estes foram dos primeiros livros que comecei a ler. Estava na primária quando me ofereceram dois. Li-os várias vezes e nunca me cansava. Histórias simples e cativantes.
2. Sophia de Mello Breyner Andreson - Já no ensino básico fiquei encantada com esta escritora. Ainda não li todos os seus contos infantis, mas é algo pretendo fazer. Histórias maravilhosas que encantam toda a gente.
 

3. Colecção Uma Aventura - Esta colecção marca muitas gerações. Penso que seja intemporal e eu ainda li alguns volumes. Proporcionaram-me bons momentos de leitura. 

4. Lua de Joana de Maria Gonzalez - Este livro marca, definitivamente a minha adolescência. Foi também a minha primeira leitura compulsiva. Ainda hoje é um livro que gosto de abrir à sorte e ler a carta dessas páginas. Um livro que me traz boas recordações. 

5. Onze Minutos de Paulo Coelho - Este livro marca a minha entrada no mundo dos romances para uma faixa etária mais adulta. Falaram-me no livro e depois ainda andei muito tempo à procura dele. Depois encontrei-o na biblioteca e trouxe-o. Uma leitura viciante que me deixou rendida ao autor. Depois deste li vários livros de Paulo Coelho que cheguei a um momento em que decidi dar um tempo para não enjoar. Mas agora até sinto saudades de ler algum livro dele.

6. Messias de Boris Starling - Este livro marca a minha paixão pelos policiais. Até agora é um dos melhores policiais que já li. Duro, com descrições bem macabras e com um criminoso que tem um modus operandi simplesmente fascinante. 

7. Corações em Silêncio de Nicholas Sparks - Este livro surge depois de algum tempo sem ler. Foi importante, porque foi suficientemente cativante para me fazer regressar novamente ao mundo da leitura.

8. Liliana Lavado  - Eu nunca gostei do género fantasia. Não me cativa e ainda hoje guardo muitas reticências em relação a livros deste género literário. Porém sem querer entrei nas aventuras do Beta-Reading e surge-me a Liliana com livros neste género. Gostei bastante dos livros dela e apesar de não me deixar totalmente convencida com o género fez com que eu não o passasse a evitar.

9. Lesley Pearse - É um autora que também marca um dos meus regressos à leitura. O tempo em que estive no ensino superior afastou-me um pouco das leituras literárias, mas depois recebi um livro da autora e no final da leitura só me apeteceu ler mais livros dela. É uma das minhas autoras preferidas e os livros dela são sempre livros "motivacionais" uma vez que acende a chama do gosto pela leitura quando esta anda mais apagada. 

10. Florbela Espanca - Esta escritora foi a responsável pelo meu gosto no que toca à poesia. Com ela aprendi a gostar de poesia e saber saborear os versos e as estrofes. Uma autora especial. 

E vocês, como foi o vosso percurso e a vossa evolução enquanto leitores?

6 comentários:

  1. Um top muito bom! E também comecei a gostar de poesia graças à Florbela Espanca! mas quem me "lançou" para o mundo da literatura foi, sem dúvida, Harry Potter :D
    e também os livros da Anita (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou das poucas pessoas que nunca leu Harry Potter nem nunca sentiu vontade de sequer pegar no livro.
      Florbela Espanca é fantástica ;)
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  2. Eu adorava a coleção "Triângulo Jota", durante a adolescência! Mais tarde apareceu o Harry Potter, comecei também a ler Nicholas Sparks e cada vez gosto mais de descobrir novos autores!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também li alguns da série "Triângulo Jota", mas não foi tão marcante como "Uma aventura". Em relação ao Harry Pottert já sabes qual é a minha posição.
      Sim, também eu ganhei este gosto por descobrir novos autores! Alguns revelam-se grandes surpresas.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Discordo contigo em algumas das tuas escolhas :) Li a Lua de Joana e detestei, li Onze Minutos e detestei, e não nada fã do Nicholas Sparks :P Mas escolhas são escolhas, claro, e gostei muito de ler o teu top :) Tenho muita curiosidade em conhecer melhor Florbela Espanca, um dos poucos nomes que ainda me puxa para a poesia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que discordas ;). (Se fossemos todos iguais, o mundo seria uma chatice). Acho que os nossos gostos têm muito que ver com características pessoais. Talvez não te sintas confortável com determinado tipo de livros.
      Nicholas Sparks é um autor que usa sempre a mesma fórmula e com o tempo desgasta o leitor. Eu já ando na fase do enjoo, mas vou lendo na mesma na esperança de aparecer algum que me surpreenda.
      Espero que te encantes com, Florbela Espanca. Ontem não tive tempo de ver o teu top ten, vou lá passar hoje para ver!
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!