domingo, 2 de março de 2014

Por detrás da tela | As Serviçais






Título: As Serviçais

Género: Drama

Produção: Chris Columbus; Michael Barnathan; Michael Radcliffe

Ano de estreia: 2011 (EUA e Pt)

Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Octavia, Jessica Chastain, Sissy Spacek



As Serviçais foi uma das minhas melhores leituras de 2012 e desde aí que andava bastante curiosa em ver o filme. Como no sábado passado passou na televisão, aproveitei a oportunidade e vi este filme.

De um modo geral gostei bastante do filme. Boas interpretações e bom encadeamento da história. 
O filme conta-nos a história das criadas negras na década de 30 e dos seus direitos civis que eram "esquecidos" pelas suas patroas. Mas nem todas olham de forma preconceituosa para estas mulheres que tanto dão aos filhos brancos das suas patroas. Mulheres que deixam os seus filhos com outras pessoas para darem todo o seu amor e cuidados a estas crianças que, por vezes, são olhadas pelas suas próprias mães de forma fria.   
Mas nem todas se comportam desta forma perante as criadas negras, a Menina Skeeter olha para estas mulheres com tanto respeito que vai colocar em causa a sua própria respeitabilidade perante as suas amigas.

Considero um relato muito bom dos preconceitos existentes perante os negros! Assim como é muito boa a forma como Skeeter tenta defender os direitos das criadas. 

Do livro ao filme...
Considero que este livro foi bastante bem adaptado. É claro que há certos pormenores no livro que foram abordados de forma mais profunda e esclarecedora, mas no filme conseguiram passar a mensagem. Onde eu notei mais esta falta de pormenores foi nos acontecimentos entre Minny e Aibilleen e as suas respectivas patroas. Em relação a Celia Foote há também alguns pormenores e passagens que não aparecem de forma tão completa como no livro.
Uma coisa engraçada é que a imagem de Skeeter que criei na minha cabeça não correspondia à que surgiu no filme. Mesmo assim gostei bastante do desempenho da actriz e com uma personalidade tão forte como a Skeeter do livro. Em relação às outras personagens foram de encontro àquilo que eu tinha criado na minha cabeça.... Acho que a que correspondeu mais a minha imagem mental foi a Celia Foot.

Este é um dos poucos filmes que não me desiludiu em relação ao livro. Para quem só viu o filme, acho que devem ver o livro, tenho a certeza que depois irão querer rever o filme só para prolongarem as boas vibrações que o livro vos irá transmitir.

10 comentários:

  1. Já vi o filme e gostei bastante :) Ainda não li, no entanto, o livro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que depois de ver o filme se fica com menos vontade de pegar no livro, mas se conseguires e tiveres vontade de ler acho que o deves fazer!

      Eliminar
  2. Vi o filme e adorei. Ri e chorei, foi impressionante ... Tenho muita curiosidade em relação ao livro ams até agora ainda não tive a oportunidade de lhe pegar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu!! O filme está de facto bem feito! Quando tiveres oportunidade de ler o livro, lê. Tenho a certeza de que não te vais arrepender! ;)

      Eliminar
  3. Por acaso, a minha mãe também viu esse filme aqui à uns dias, na SIC. Eu recusei. Quero ler o livro antes de me aventurar pelo filme. As palavras conseguem transmitir sensações diferentes e mais especiais dos que a de um filme, dá asas à nossa imaginação e há coisas que só no papel podem ser aprofundadas.
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo contigo, Mistery. :)
      Espero que gostes do livro :)

      Eliminar
  4. Viva,

    Não vi o filme mas o livro é sem duvida fantástico e fico contente que se tenha feito uma boa adaptação :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Se gostares e tiveres oportunidade de ver o filme, vê. Uma das melhores adaptações que já vi. Apesar de gostar um bocadinho mais do livro o filme não me desiludiu, bem pelo contrário.

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá Silvana. :)

    Ainda não vi o filme, mas gostei muito da obra. Percebo que o filme te preencheu as medidas, pelo que fiquei cheia de vontade de o ver. Tentarei que seja num futuro próximo. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Sim, gostei mesmo muito do filme. Espero que te encha as medidas, também.
      O livro será inesquecível...
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!