sábado, 1 de março de 2014

[Opinião] Duas gotas de sangue e um corpo para a eternidade


Duas Gotas de Sangue e um Corpo para a Eternidade

Autora: Carina Portugal
Ano: 2013
Editora: Smashwords
Número de páginas: 21 páginas
Classificação: 2 Estrelas

Sinopse
Em pleno séc. XVI, a Inquisição lavra as terras de Inglaterra. Numa aldeia remota, um inocente amarrado à fogueira amaldiçoa todos aqueles que o condenaram à morte. As suas palavras acordam os espíritos da Natureza, e as gémeas Alaina e Leanora pressentem-no. Contudo, o que poderão fazer duas curandeiras para os deter? Além disso, ambas escondem um segredo que as poderá matar ‒ o seu próprio amor.

Disponível para download em:

Nota: O conto foi originalmente publicado na antologia "A Fantástica Literatura Queer", vol. Amarelo, pela Tarja Editorial.

Opinião
Já tinha este conto para ler há algum tempo. Aproveitando uma leitura conjunta promovida pelo Fiacha, li o conto durante a semana passada.

Foi a primeira vez que tomei contacto com a escrita da Carina e em relação a este aspecto, posso dizer que gostei. Tem uma forma de escrever simples e cativante.

Em relação ao conteúdo narrativo, a autora conseguiu criar uma sequência perceptível dos acontecimentos, dando uma estrutura lógica à forma como as coisas se vão desenvolvendo.
Eu não fiquei muito entusiasmada com o conteúdo, mas é algo relacionado com gostos pessoais. De tudo, o que menos gostei foi da forma como as irmãs se relacionavam. É compreensível no contexto narrativo do conto, mas a mim fez-me uma certa confusão.

Apesar de ser um conto, este beneficiaria se alguns aspectos fossem mais explorados, nomeadamente:
  • A introdução de algum aspecto da infância das gémeas que demonstrasse esta forte ligação entre elas;
  • Um maior esclarecimento da importância da natureza em relação aos espíritos e rituais. 
O final é adequado ao contexto do conto. Gostei da forma como terminou, dando assim um pouco de sentido ao amor que une estas duas irmãs. 
Por fim, um aspecto que destaco é a originalidade de alguns aspectos do conto, como por exemplo os brincos usados pelas irmãs e a sua simbologia.

Carina, muito obrigada por disponibilizares o teu trabalho para que eu muitos outros possam ler aquilo que escreves. Continuação de um bom trabalho.

Para aqueles que estão a ler este post, não se esquecem de apoiar os "nossos" escritores e de valorizar aquilo que eles fazem.

Boas leituras e deixem-se invadir pelas palavras.

6 comentários:

  1. Já fiz download e espero ler em breve. A sinopse interessou-me bastante.
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
  2. Viva,

    Desde já o meu obrigado por participares na leitura, penso que se torna mais cativante quando os proprios escritores participam :)....e está a decorrer nova leitura desta vez com a presença do escritor Manuel Alves e sobre os tempos da Pide, ainda só vamos na primeira fase, mais que recoemndado e claro o escritor participa.....garantido uma escrita comovente ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      De nada! Eu é que agradeço a oportunidade criada. E tens razão, a participação dos escritores torna tudo mais divertido.
      Sim eu vi, mas ainda tenho outras obras do autor para ler primeiro ("Z", "Invenção de um conto de fadas" e "Lili"). Boas leituras e fico à espera das vossas opiniões.

      Bjs

      Eliminar
  3. Eu sou suspeita para falar, pois gostei muito deste conto :P Gostei de ler a tua opinião ^^

    Beijinhos e bom fim de semana, e vêmo-nos na Maratona :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei. Acabei de ler a tua opinião! Eu não desgostei, mas os meus gostos pessoais não vão de encontro ao conteúdo do conto.

      Beijinhos e bom fim-de-semana.

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!