terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Top Ten Tuesday | Personagens com quem nunca trocaria de lugar



O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do The Broke and The Bookish.

Esta semana há a oportunidade de escolher entre dois temas:
  1. Top Ten de mundos onde nunca viveríamos
  2. Top Ten de Personagens com que nunca trocaria de lugar
A minha recolha recaí no segundo ponto, porque não leio muitos livros com mundos paralelos e diferentes - quem por aqui vai passando, sabe que eu não tenho um gosto muito grande por livros de fantasia. Neste sentido, é mais fácil eleger as minhas dez personagens com que jamais trocaria de lugar.

Cá ficam elas, sem qualquer ordem específica.

1. Abby do livro Antes de te esquecer da Melissa Hill (Opinião aqui)
Eu gostei muito da Abby, mas jamais trocaria de lugar com ela por causa do problema que ela passou. Ela sofreu um acidente e perdeu a memória (assim em traços mais gerais para não spoilar nada) e se há algo que para mim é importante e faz parte de mim são as minhas memórias. Tenho pouco hábito de tirar fotografias e de registar os melhores acontecimentos porque tenho uma memória muito boa... Lembro-me de todas as coisas boas e más pelas qual passei, raramente esqueço um rosto. E se, por qualquer motivo, perdesse esta minha "ferramenta" não sei como seria. Deve ser horrível perder a consciência de nós próprios e daquilo que nos rodeia e, por esta razão, tenho um enorme respeito por pessoas que se vêm nesta situação.

2. Alli do livro Diário da Nossa Paixão de Nicholas Sparks 
Um bocadinho pelas mesmas razões da personagem anterior. Apesar de Alli ter vivido um amor lindo, o sofrimento dos últimos anos deixa-me incapaz de pensar em trocar de lugar com ela. Tenho muito medo da doença de Alzheimer, e muito respeito e admiração por todas as pessoas que diariamente cuidam destas pessoas. 

3. Peter do livro Dezanove Minutos de Jodi Picoult (Opinião aqui)
Para quem  lê a sinopse Peter é o mau da fita, mas o Peter é muito mais do que isso. É das personagens literárias que mais me marcou e eu gosto dele. Sofri imenso com ele, e por conseguir imaginar na perfeição aquilo que ele passou é que não trocaria de lugar com ele. 
Uma leitura que recomendo, sem qualquer dúvida.

4. Paxton do livro Mensagem do Vietname de Danielle Steel (Opinião aqui)
Mensagem do Vietname é um dos livros de Danielle Steel que mais gostei. Admiro a Paxton assim como a enorme coragem que ela tem, mas seria incapaz de, como ela, partir para o meio da guerra. 

5. Dasha do livro O grande amor da minha vida (Opinião aqui)
Muitas foras as pessoas que se derreteram com o amor da Tatiana e do Alexander sem nunca questionar o papel de Dasha nesta história toda. Dasha está longe de ser uma mulher burra e claro que se apercebeu da ligação emocional entre aqueles dois, mas preferiu fechar os olhos. Apesar de não aparecer essas referências no livro, penso que ela também tenha sofrido muito com todas as vivências, e ser a outra não é fácil. Por este motivo não gostaria de trocar de lugar com ela.

6. Cat Delaney do livro Obsessão de Sandra Brown (Opinião aqui)
Primeiro, não trocaria com a Cat de lugar por ela ser uma estrela da televisão. Passo a explicar: sou muito tímida e não me via a ser famosa através de um programa de televisão. Assusta-me imenso a falta de privacidade. A este aspecto junta-se ainda o facto de ela ter problemas de coração, ter recuperado a vida através de um transplante e depois andar cheia de medo porque poderá ser uma das próximas vítimas do assassino.

7. Sookie Stackhouse da série Sangue Fresco de Charlaine Harris (Opiniões aqui)
Eu odeio esta personagem. É das personagens mais irritantes com que já me cruzei. Acho que lhe falta assertividade, inteligência e atitude. Para pior ainda tem de levar com aquela amostra de vampiro que é o Bill. Decididamente, eu nunca seria a Sookie. 

8. Emma do livro Um dia de David Nicholls (Opinião aqui)
Adoro a personagem, adoro o nome que lhe foi atribuído, adoro o livro. A Emma é uma personagem especial para mim, mas seria muito difícil trocar de lugar com ela e viver uma vida em que teve que guardar o amor pelo melhor amigo. E depois a forma como terminou é frustrante. 

9. Claire do livro A mulher do viajante no tempo de Audrey Niffenegger
Ter um marido que está constantemente a ausentar-se não deve ser fácil. Eu não gostava de ter um marido que se ausentasse com frequência.

10. Nancy do livro A Siciliana de Sveva Casati Modignani (Opinião aqui)
Eu adoro as personagens femininas da Sveva. Admiro esta em particular por mil e uma razões relacionadas com livro, todas elas situações de belíssimos spoilers (mas eu quero vocês leiam o livro por isso não vou dar nenhum). Porém, ela faz coisas que eu jamais me viria a fazer e, como cereja no topo do bolo, é o marido dela. Este marido é das personagens mais bem construídas com quem já me cruzei, vocês são vão entender este meu ódio por ele quando chegarem ao fim do livro.

6 comentários:

  1. O ponto 2 concordo em absoluto contigo, tenho pavor dessa doença! :(

    ResponderEliminar
  2. Só conheço a Dasha, a Emma e a Alli e, tal como tu, não trocaria de lugar com nenhuma delas... Concordo com o que disseste sobre a Dasha... Deve ter sofrido bastante... :/
    O final da Emma é demasiado frustrante, tens razão, e também não gostaria de ter um final como o da Alli, pois apesar de ter vivido uma história linda de amor, não se lembrar dela nos últimos anos de vida deve ser muito triste... :(
    Gostei muito do post! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina.
      De facto, estas personagens que referes têm características muito próprias que marcam o leitor de alguma forma.
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Olá Silvana,

    Também gosto muito do teu top! Apesar de só conhecer mesmo o Peter, gostei da forma como apresentaste as personagens ^^

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nádia,
      Obrigada. É verdade, foi mesmo uma coincidência engraçada colocarmos personagens do mesmo livro.

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!