terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Top Ten Tuesday | Objectivos / Resoluções para 2014











O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do The Broke and The Bookish.



O Top Ten desta semana, e o primeiro de 2014, pretende que sejam eleitos os nossos objectivos para o ano que se inicia. Os objectivos podem ser literários, ou não. Sendo este um blog dedicado aos livros,  e sendo hoje o dia do leitor, irei eleger os meus 10 objectivos relacionados com os livros e com a escrita.
  1. Ler 60 livros - em 2013 li mais do que esta meta, mas como não sei o que 2014 me reserva, prefiro estabelecer uma meta mais baixa.
  2. Completar todos os desafios a que me propôs - este ano propôs-me a sete desafios. Espero cumpri-los a todos. Só um deles é repetido do ano passado, o novos autores, mas este ano aumentei o meu limite de novos autores lidos.
  3. Ler autores pouco conhecidos e menos divulgados - penso que existem por aí muitos bons livros de autores pouco divulgados que são desconhecidos por muitas pessoas. Na minha opinião, acho que cabe a nós leitores dar oportunidade a todos e dar a conhecer a outras pessoas autores menos conhecidos detentores de um bom trabalho. Alguma sugestão?
  4. Ler mais livros de autores portugueses - o ano passado li 18 livros de autores portugueses. Penso que não seja um mau número, porém quero aumentar este número. 
  5. Ler algum livro de José Saramago - sinto-me um pouco envergonhada por ter tentado ler um livro do nosso prémio Nobel e não ter conseguido terminar. Espero que este ano as coisas mudem e eu consiga ler um livro de José Saramago até ao fim. Memorial do Convento foi o livro que peguei há cerca de 2 anos e não consegui terminar, este ano vou pegar no Ensaio sobre a cegueira.
  6. Escrever (ou deveria dizer escrevinhar) - bem não sei se tenho jeito ou não para escrever... Poucas pessoas leram aquilo que escrevi / escrevo. Penso que tem muitas falhas e pouco qualidade criativa. Também penso que só vou evoluir se continuar a escrever, por isso é algo em que tenho de continuar a trabalhar.
  7. Biblioterapia - este aspecto prende-se com uma ideia conjunta com a Denise do blog Quando se abre um livro. Este ano ela não poderá ficar esquecida. 
  8. Ter ideias originais para o blog - nem sempre é fácil cativar leitores para o blog. O que leva as pessoas a lerem blogs literários? Esta é uma questão que me coloco muitas vezes... Sei que os passatempos são o grande aliciante, mas nem sempre é possível fazer. Neste sentido, tenho de revirar os meus neurónios e estimular as minhas sinapses para trazer-vos conteúdos que possam ser apelativos.
  9. Comentar mais os blogs que sigo - por vezes passo só passo a visita, leio e não deixo lá nenhum comentário (sorry). Quero que este ano as coisas mudem. 
  10. Poder continuar com as minhas amizades literárias

14 comentários:

  1. Subscrevo algumas dessas resoluções que também fazem todo o sentido para mim.
    Sim sim, este ano a biblioterapia não nos escapa!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Este terá de ser o nosso ano!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Boa sorte, Silvana :)
    espero que consigas alcançá-las!
    beijinho* e bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ivonne :)
      Um bom ano também para ti.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Um livro de Saramago que se lê bastante bem e que tem uma história interessante é Intermitênciadas da Morte. Lê-se muito melhor que o Memorial do Convento.

    Resoluções interessantes, algumas delas são semelhantes às que pretendo seguir este ano, estilo ler mais autores portugueses :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação do livro. Pode ser que até pegue primeiro nesse :).

      Obrigada, espero que as consigas cumprir.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Gosto da resolução 6! :D
    Tens aí resoluções muito boas e importantes! ;) que tudo corra bem!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Silvana,

    Gostei imenso de conhecer os teus objetivos para este ano e devo dizer que tenho imensa pena de não poder fazer o mesmo, em especial divulgar escritores nacionais, mas vamos lá.

    1) Grande desafio dá uma excelente media por mês, pessoalmente coloquei sem grandes pressões ler 30 livros no ano, dá mais ou menos 3 por mês, logo tens o dobro, lês imenso :)

    2) Interessante, penso ser bom termos objetivos e desafios, mesmo que não os atingimos acaba por ficar sempre algo de bom em participar neles e tentar, boa sorte :)

    3) Vergo-me a este teu objetivo e não podia estar mais de acordo contigo, há muita coisa boa que acaba por nos passar ao lado e penso que os blog tem um papel importante para divulgar esses autores. Não sei muito bem os teus gostos, mas gostei imenso de ler um livro do escritor Martin Braun, Alex 9 (embora seja um livro da coleção BANG da SDE), não é por conhecer pessoalmente o escritor, mas acredita se está na coleção BANG é mesmo por mérito ;)

    4 e 5 - Aplica-se um pouco o que referi no anterior há ai muito escritor nacional com qualidade e estou contigo tenho acesso a tudo de Saramago e nunca li, vergonha mesmo :D

    6) Força nisso, tens que partilhar os teus textos, mas que não sejam muito extensos, ou se forem publica em capituos :D

    7) Boa sorte embora não saiba o que seja :)

    8) Posso estar enganado, mas penso que até és uma pessoa muito dinamica e que o teu blog já se destingue pela originalidade, participas em muitas iniciativas e não concordo muito quando dizes que os passatempos são os grandes aliciantes, as pessoas vem aqui apenas para participar se o objetivo é teres mais seguidores então ai sim. Penso que o mais importante é haver mais comunicação entre os bloguers, independentemente da importância que os blogs tem para divulgar seja o que for, mas pronto esta é em parte a minha prespetiva :D

    9) É a tal comunicação, sempre importante e penso que até nem custa muito ajudarmos-nos uns aos outros, seja como for acho que fazes bem, no meu serás sempre bem vinda :D

    10) E não é o mais importante ? Eu acho que sim

    11) Bjs e boas leituras :)

    PS:Desculpa-me o testamento

    ResponderEliminar
  6. Olá Fiacha,

    Totalmente desculpado pelo testamento :)

    1) Infelizmente tenho tempo que possibilita as leituras. Vejo pouca televisão por isso a leitura ocupa grande parte do meu tempo livre, que por estas alturas tem sido bastante.

    3) Obrigada pela indicação. Não conhecia.

    4 e 5) Porque não tentas mudar isso também durante este ano? Fica a sugestão ;)

    6) Quando tiver algo com qualidade partilharei com vocês aqui.

    7) Biblioterapia é uma forma de intervenção terapêutica que tem por base a literatura. Assim que tenha mais informação sobre o assunto farei aqui um post sobre essa questão.

    8) Tens razão, o mais importante é esta dinâmica fantástica que se cria entre blogguers. Acabas por ter um pouco de razão em relação aos passatempos, nem sempre as pessoas procuram esses blogs pelo prazer de ler, simplesmente se tornam seguidores porque dá jeito para o passatempo. Mas essa é uma forma de aliciar pessoas a virem ao blog, É uma forma de chamar pessoas que depois até podem ler algumas coisas e tornarem-se participantes activos.

    9) Mesmo, nada é melhor do que ajudar outros blogguers. Obrigada. Eu vou lá, mas lá está não comento. Tenho mesmo de mudar isso.

    10) Podes crer que sim. Nunca em momento algum pensei encontrar pessoas tão fantásticas.

    11) Obrigada. Bjs e umas boas leituras, também para ti.

    ResponderEliminar
  7. Ois Silvana,

    Ainda bem que me perdoaste ehehe.

    Eu compreendo o teu ponto de vista relativamente ao ponto 8 mas diz-me quantos exemplos tens de blogues com mais de 1000 seguidores (muito devido a passatempos) e nem um comentário se vê ?

    Mas tu é que sabes, quanto a mim os passatempos só dão trabalho ehehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Mais uma vez concordo contigo em relação a passatempos/blogs.
      Não tenho em mente fazer passatempos assim à grande, até porque nem tenho como. Ando mais preocupa em arranjar estratégias que fomentem a interacção. Se surgirem possibilidades de passatempo, tudo bem, se não, também não há problema.

      Bjs

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!