terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Top Ten Tuesday | Coisas que fazem parte da minha wishlist de leitura



O Top Ten Tuesday é uma rubrica semanal do The Broke and The Bookish.
Esta semana o Top Ten desafiamos a eleger as 10 coisas que fazem parte da nossa wishlist de leitura. Especificando um pouco melhor, o que se procura que seja enumerado são os aspectos que gostamos de ver num livro e que se nos fosse possível levaríamos um autor a escrever. (original: Top Ten Things On My Reading Wishlist (if you could make authors write about these things you would. Could be a specific type of character, an issue tackled, a time period, a certain plot, etc.))

Ficam aqui os meus temas. Confesso que este top é um pouco estranho pois nós não conhecemos todos os livros que existem no mundo, por isso podemos estar a indicar um tema que afinal já está abordado num livro e nunca nos termos cruzado com ele. Neste sentido, deixo aqui temas que gosto/gostaria (ficarei sempre na dúvida se o tema já existe ou não) de ver em livros.  


1. Segunda Guerra Mundial 
Todos os temas em volta deste que foi um período negro da história mundial despertam o meu interesse. Normalmente, com estes livros temos acesso a diferentes formas de olhar e viver a guerra. Quase sempre são histórias que mexem com os nossos sentimentos e que apelam à nossa sensibilização. Já li vários livros em que este tema serve de base para a construção da história. 

Livros lidos sobre este tema:
  • A Rapariga que Roubava livros (Markus Zusak)
  • Diário de Anne Frank (Anne Frank)
  • O Grande Amor da Minha Vida (Paullina Simons)
Livros sobre este tema que quero ler:
  • O Rapaz do Pijama às Riscas (John Boyne)
  • Nas asas do amor (Sarah Sundin)
2. Os loucos anos 20
A década de 20 corresponde a um período histórico onde houve uma enorme explosão cultural. No ensino básico fiz um trabalho para história abordando as inovações nas mais diversas áreas, assim com as personalidades que marcaram esta década. Aquilo que li na altura deixou-me rendida a esta época história e tenho pena de nunca ter-me cruzado com um livro que aborde a loucura vivida ao longo deste anos.

3. Personagens Femininas Corajosas
Posso dizer que sou um pouco feminista e sempre a favor do direitos das mulheres e da igualdade de género. Irritam-me os livros que dão uma visão fraca e submissa das mulheres. Neste sentido, gosto daqueles livros que nos oferecem protagonistas femininas cheias de coragem com histórias brilhantes de vida e de superação (apesar de ser ficção). É importante captar a essência deste tipo de mulheres e deixar que isso transpareça.

Livros lidos sobre este tema:
  • A cor da Paixão (Sveva Casati Modignani)
  • Silver Bay - A Baía do Desejo (Jojo Moyes)
  • Lição de Tango (Sveva Casati Modignani)
  • O primeiro dia e A primeira noite (Marc Levy)
Entre muitos outros...

Livros sobre este tema que quero ler:
  • Desesperadamente Giulia (Sveva Casati Modignani)
  • 6 de Abril de '96 (Sveva Casati Modignani)
(Já deu para perceber que há uma autora que me conquista imenso pela forma como aborda este tema)

4. O Futuro
Não sou muito apreciadora do género fantástico. Leio mais pela curiosidade do que pelo interesse pessoal no tema, mas quando essas obras abordam o futuro aí já conquistam o meu interesse. Li muito poucos livros em que este tema apareça abordado. Aliás, só me lembro da minha série de eleição, a Série Mortal de J. D. Robb e o livro que li como leitora beta, Novos Tempos do João Silva. Este é, sem dúvida, um tema que terei de dedicar mais leituras. Tenho de procurar mais livros (aceito sugestões).

5. 25 de Abril - Revolução dos Cravos
Este é um dos períodos da história de Portugal que mais desperta o meu interesse. Por todas as questões políticas sociais que esta mudança acarretou e, acima de tudo, pela liberdade que foi conquistada (e que muitas vezes é mal aproveitada). Gosto dos livros que abordem os antecedentes assim como os precedentes da nossa revolução, quer no país quer nas antigas colónias.

Livros lidos sobre este tema
  • O Anjo Branco (José Rodrigues dos Santos)
  • O Último Ano em Luanda (Tiago Rebelo)
6. Violência Doméstica
Podem achas estranho esta escolha, mas passo explicar o porquê. Eu gosto de ver a parte educativa da violência doméstica, ou seja, quando oferece informações úteis ao leitor sobre o tema e quando mostra mulheres capazes de dizer basta e acabar com anos de sofrimento. Acho que histórias de mulheres que superaram este tema poderá dar coragem a outras mulheres que passem pelo mesmo.
Mas a violência doméstica, não é apenas referente à violência entre marido e mulher (esta forma de violência é mais concretamente designada de violência conjugal) e sim a toda a violência que acontece no seio das famílias sejam entre casais, entre pais e filhos... Infelizmente, os livros abordam mais a questão da violência entre casais.

Livros lidos sobre este tema:
  • As gotas de um beijo (Carina Rosa) 
  • Um longo caminho para casa (Danielle Steel)
Livros sobre este tema que quero ler:
  • Um refugio para a vida (Nicholas Sparks) 
7. Crianças como protagonistas ou com um papel importante na história
As crianças têm um visão muito própria do mundo e conseguem conquistar-nos com a sua inocência. Há crianças que sofrem, que lutam... Heróis em ponto pequeno que nem sempre são bem abordados nos livros. Torey Hayden é a minha autora de eleição no que toca a crianças com papel principal num livro. Para além de nos mostrar com clareza a vida de crianças especiais, são muitos os ensinamentos que consigo retirar destes livros. É, sem dúvida, uma autora que adoraria conhecer pessoalmente.

Livros lidos sobre este tema:
  • Um longo caminho para casa (Danielle Steel)
  • A filha da minha melhor amiga (Dorothy Koomson)
  • A criança que não queria falar (Torey Hayden)
  • A criança que nunca chorava (Torey Hayden)
  • Força dos Afectos (Torey Hayden)
  • Filhos do Abandono (Torey Hayden)
Livros sobre este tema que quero ler:
  • Todos os livros da Torey Hayden que ainda não li.

8. Fadas
Posso dizer que este é elemento associado ao mundo da fantasia que mais gosto... Mas não gosto de qualquer tipo de fadas. Gosto daquelas com uma personalidade luminosa que aprecem para fazer algo de bom na história, que trazem uma mensagem positiva... Infelizmente não é propriamente o tipo de personagem que os autores buscam. Vêem-se muitos vampiros e anjos, Gnomos e Elfos, Dragões e Serpentes. E eu pergunto-me: e onde param as Fadas? Já agora se pegarem em fadas será que não podiam pegar também nos unicórnios? 

Livros lidos sobre este tema:
  • A Fada Oriana (Sophia de Mello Breyner Anderson)


9. Cultura Oriental
Eu gosto muito de saber aspectos que se prendem com a cultura de um país. Gosto de conhecer costumes, formas de olhar para o mundo e para vida. De entre as muitas culturas que povoam o nosso mundo, a cultura oriental desperta em mim um maior interesse. Não vos consigo dar uma justificação, mas facilmente me vejo encantada com tudo o que rodeia aqueles povos. Infelizmente nunca me cruzei com muitos livros que abordassem o tema e também não conheço muito bem os que andam a circular por aí (é algo que tenho de investigar). 

Livros lidos sobre este tema:
  • Uma paixão indiana (Javier Moro)
10.  Personagens "Diferentes"
Neste ponto refiro-me a pessoas com algum tipo de limitação (física, psicológica, etc.) que conseguem afirmar-se no mundo, no seu mundo. Histórias de coragem, de superação... Em termos de histórias verídicas passadas para o papel já existem algum livros (por acaso nunca li nenhum), no que toca a ficção nunca me cruzei com nenhum. 

10 comentários:

  1. Olá,

    E mais uma vez uma excelente mensagem que gostei muito de ler.

    Apenas sugerir duas escritoras se queres ver personagens fortes femininas, lê Juliet Marillier os As Brumas de Avalon da MZB ;)

    Quanto à violência domestica tenho uma serie de livros sobre as mulheres no mundo e que nos mostram como ainda se mal trata as mulheres, desde a China, Nepal, Nigeria, Somália, Oriente, livros muito interessantes acredita, embora bem duros :)

    Bjs e boas leituras e claro que concretizes os objetivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Obrigada :).

      Muito obrigada por todas as sugestões.
      Quanto aos livros de violência doméstica que indicas não duvido da bomba emocional que são. Infelizmente os aspectos culturais de muitos desses países olham para a mulher de forma desprezível.

      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  2. Sobre a Segunda Guerra, há também No Anexo. É a história da Anne Frank contada pelo POV do rapazinho.

    No futuro tens distopias: Jogos da Fome e Divergente pelo menos. Mas é um futuro pouco promissor :p

    Violência doméstica: Não Contes a Ninguém da Karen Rose (quase perfeito!)

    Fadas só conheço de Faes... e eles não são criaturas pequenas e luminosas que praticam o bem eheheheh

    Cultura Oriental: Memórias de uma Gueixa (tem em filme também e o filme é 95% fiel ao livro +-)

    Personagens Diferentes adorei vários livros, mas a maioria estava em inglês. Dizem que o Milagre é soberbo, mas esse ainda não li :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai tanta boa sugestão.
      Em relação às distopias por não me trazer algo promissor é que nunca me chamaram a atenção. Fico pelo mundo da Eve e do Roarke (que lindos que eles são naquela casa fantástica do Roarke).

      Posso experimentar esses Faes, também tenho o meu lado negro. ;)

      Memórias de uma Gueixa anda debaixo de olho há algum tempo, mas vou sempre adiando a leitura. A Índia é o que desperta mais a minha atenção.

      Hum, tenho de investigar esse "Milagre".

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Este post é interessante, fartaste-te de escrever!!

    Olha, sobre a violência doméstica, além do "Um Refúgio para a Vida", já li o "Demência" da Célia Correia Loureiro.

    Com crianças, estava a lembrar-me do "Lotaria". A personagem não é uma criança, mas é um homem com um QI considerado abaixo da média e adorei o livro. Acho que eras capaz de gostar, afinal de contas aborda um tema da psicologia :)

    Livros com fadas... assim de repente não me lembro de nenhum. Mas há uma série ótima que envolve unicórnios, dragões e serpentes. Chama-se Memórias de Idhún, em português há 6 volumes e eu adorei. Tenho muita pena que seja tão pouco conhecida em Portugal :/ É de uma escritora espanhola.

    Sobre a cultura oriental...recomendo-te "A Leste do Sol", passa-se na Índia e gostei muito :) Já o tive mas entretanto troquei-o, senão poderia emprestar.

    E no ponto 10 é que se inclui o "Lotaria" que te falei mais acima :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois fartei lool. Levei dois dias a fazê-lo.

      Obrigada por todas as tuas sugestões.

      Eu estou muito curiosa em relação ao "Um refugiu para a vida". Quero ler o livro o quanto antes para depois ver o filme.

      "Lotaria" é um livro que me despertou curiosidade assim que li a sinopse. Tenho de ver se o leio.

      Ai que esse "A Leste do Sol" parece-me tão bem :). Não tem mal, eu vou procurar na biblioteca.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Entretanto lembrei-me de recomendar-te também o "Sob um céu de mármore branco", é sobre a construção do Taj Mahal e achei-o maravilhoso :)

      Eliminar
    3. Esse livro deve ser lindo :) ***.

      Eliminar
  4. Olá!

    Adorei o post! :D
    Também gosto muito de livros com personagens femininas com fortes personalidades! :D
    Livros sobre a 2ª Guerra Mundial, ou quase todo o tipo de guerras, também costumam despertar o meu interesse! :D
    Gosto muito, em especial, d"O Regresso", da autoria da Victoria Hislop, que aborda a Guerra Civil Espanhola. É dos meus livros preferidos, contudo, conheço pouca gente que tenha gostado tanto como eu gostei! :p Hehe! Tu própria preferiste "A Ilha", da mesma autora! ;)
    Espero que gostes de "O Rapaz do Pijama às Riscas". Eu gostei muito! *-*
    Sobre este tema, recomendo-te, tal como a Cata, "O Anexo".

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      Sim, "O regresso" é um bom livro, mas "A ilha" é mais especial. Acho que a maioria das pessoas não gosta porque é um livro com um narrativa muito densa.
      Espero gostar desse livro :).

      Obrigada pelas sugestões e pelo comentário.

      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!