sábado, 1 de fevereiro de 2014

[Opinião] Amante de Sonho (Série Predadores da Noite # 1)


Amante de Sonho (Dark-Hunter, #1)

Autora: Sherrilyn Kenyon
Ano: 2012
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 304 páginas
Classificação: 3 Estrelas

Sinopse
Grace Alexander, uma bonita terapeuta sexual de Nova Orleães, julgava estar destinada a uma vida sem paixão. Até ao dia em que a amiga Selena a convence de que, por artes mágicas, poderá convocar um escravo de amor durante um mês. Certa de que a magia da amiga irá falhar, Grace deixa-se levar pela brincadeira. Mas..."Caro leitor,Estar preso num quarto com uma mulher é fabuloso. Estar preso em centenas de quartos ao longo de dois mil anos não o é de todo. E estar amaldiçoado como escravo de amor para a eternidade, arruína qualquer guerreiro espartano. Como escravo de amor, sei tudo sobre as mulheres. Como tocá-las, saboreá-las e, acima de tudo, como dar-lhes prazer. Mas quando fui convocado para satisfazer as fantasias de Grace, encontrei a primeira mulher na história que me viu como um homem com um passado atormentado. Só ela se preocupou em levar-me para fora do quarto e mostrar-me o mundo. Ensinou-me a amar de novo.Mas eu não nasci para conhecer o amor. Fui amaldiçoado para caminhar sozinho pela eternidade. Como general, aceitara há muito a minha sentença. No entanto, agora encontrara Grace - a única coisa sem a qual o meu coração não consegue sobreviver. Poderá o seu amor curar as minhas feridas e quebrar uma maldição milenar?

Opinião
Nunca tinha lido nada da autora. Já tinha lido imensos comentários positivos a esta série, mas como era mais ligada ao género fantástico eu ia sempre dando prioridade a outros livros (já sabem que eu e a fantasia não vivemos uma relação harmoniosa).

Gostei bastante do livro e não encontrei vampiros (eu estava à espera de os encontrar, preconceito, eu sei), o que me deixou feliz. 

Partindo de uma apreciação mais geral, posso dizer que a autora tem uma escrita fluída e constrói uma história bastante cativante, capaz de deixar o leitor preso. Gostei muito dos elementos históricos referidos no livro, assim como, a participação dos Deuses do Olimpo.

Grace, a protagonista feminina, é um pouco diferente da maioria das personagens que literárias. Não é alta, nem tem uma figura esbelta de modelo. Tem a sua beleza pessoal, o seu encanto e o seu modo de ser reservado, simpático e inteligente. Por todas estas características que nos são dadas a conhecer logo no início do livro, e que se vão mantendo constantes, senti que tornaram ridículas e desenquadradas as "piadas" com que Grace nos brinda nas últimas páginas do livro. Fiquei com a sensação que eram um pouco forçadas.

Julian é um homem de outro tempo. Excessivamente perfeito em todas as áreas da condição humana. Um escravo do amor que ao longo do livro aprende com Grace a dimensão interior do amor, aquela que torna a relação física ainda mais especial. É um personagem que dá bons momentos ao leitor. É divertido, engraçado, fica sempre muito "alegre" perto de Grace e lá no fundo é um grande sentimentalista.

Grace e Julian funcionam muito bem enquanto casal, e Selena (a amiga de Grace) dá um toque ainda mais engraçado à interacção destes dois. 

Na minha opinião, aquilo que não tornou o livro ainda melhor foi a forma como certas situações foram exploradas. Dou ponto positivo à exploração da história passada de Julian, porém a de Grace não ficou bem explícita. De todas as peripécias que acompanham o livro, aquela que foi mais mal aproveitada foi a do paciente de Grace, Rodney Carmichel. Aautora apresou as coisas, não deu espaço ao leitor para senti-lo como uma real ameaça.
Como aspecto negativo, aponto ainda a existência de pequenas gralhas (letras que faltam, incongruências em termos de género).

Foi uma boa leitura que me deixou curiosa para conhecer os restantes livros da séria.

Deixem-se invadir pelas palavras e boas leituras.

8 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste :D De facto, a tradução não é boa e infelizmente não melhora :x Espero que continues a gostar da série nos próximos. Os DH são vampiros, mas não são vampiros tradicionais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tenho de ir conhecer esses vampiros e tirar as minhas próprias conclusões. :)

      Eliminar
  2. Quando li este não me encantou da forma que esperava, fiquei desiludida... Mas este mês vou ler o 2º da saga, espero que me cative mais :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficar atenta à tua opinião.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Nunca li nada da escritora mas estou contigo não sendo bem o meu género (embora goste de fantasia) tenho curiosidade em ler pelo menos um livro dela e gostei do teu comentário, parabéns

    A ideia que tenho é que os seguintes é mais do mesmo, mas posso estar enganado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Espero que leias algum livro para tirares as tuas próprias conclusões. Eu gostei, é uma leitura bastante leve e divertida.

      Obrigada.

      Eu conto ler mais livros da série para ver o que poso encontrar, mas tenho a mesma opinião que tu, não deverá fugir muito ao que nos foi apresentado aqui.

      Bjs e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá Silvana. Gostei do que li neste livrinho e leio ótimos comentários acerca desta série. Tenho vontade de conhecer mais livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carol...
      Sim, existem comentários muito positivos aos livros desta série aqui pela blogoesfera :)
      Eu também fiquei com vontade de ler mais livros da série e ver se algum me convence ;)
      Bjs

      Eliminar

Obrigada pelo tempo que dedicaste à minha publicação!